A notícia positiva: na maioria das cidades catarinenses o reabastecimento de combustíveis está se normalizando. As longas filas já desapareceram. Boa também é a informação do Oeste de que os frigoríficos retomaram as atividades, o que representa garantia para milhares de famílias de avicultores, de suinocultores e de produtores de leite. Melhor, segundo as autoridades: a sanidade animal foi preservada. Balanço negativo e preocupante: os pequenos e médios empresários estão com a corda no pescoço, realmente afogados na questão financeira. Em função da crise econômica que atingiu todos os setores nos últimos anos e agravada pela greve dos caminhoneiros.

Continua depois da publicidade

Os depoimentos dos presidentes da Fecomércio, Bruno Breithaupt, da Facisc, Jonny Zulauf, e da FCDL, Ivan Tauffer, foram dramáticos na reunião do Fórum Parlamentar Catarinense com o Conselho das Entidades Empresariais (Cofen), exatamente para avaliar a situação catarinense.

Uma das propostas foi de concessão de financiamento especial do BNDES para capital de giro dos micro empresários, os mais atingidos. O BRDE e o Badesc seriam os repassadores no Estado. O problema é que o governo federal é um comparado a um elefante que se move lentamente. E a realidade dos pequenos é grave e precisa de ajuda imediata.

Bruno Breithaupt foi dramático ao relatar que os prejuízos do comércio são irrecuperáveis. É comparável a um voo comercial. Avião que faz um trecho internacional com dezenas de poltronas vazias tem uma perdas definitivas.   

Revelação mais grave foi feita pelo presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, ao alertar que os transportadores não aceitaram os valores mínimos dos fretes. E isto pode ter consequências a curto prazo.

Continua depois da publicidade

Veja também: Greve: ilegalidades são apuradas

 

Curtas

* Presidente do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps, foi condecorado pelo Exército, em Brasília,  por serviços prestados.

* Aprovado pelo Senado projeto da deputada Geovania de Sá (PSDB) que atribui ao município de Nova Veneza o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.

* Professor Joris Pazin assume quinta-feira (7), às 19h, o cargo de Diretor Geral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Udesc.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira