Quais são os seus planos para a Secretaria da Educação?

Meu trabalho está voltado para a educação estadual há 40 anos. Será uma honra exercer este cargo, sucedendo o professor Eduardo Deschamps, que teve atuação espetacular.  A continuidade na educação é fundamental no Estado. O êxito deve-se a continuidade no planejamento e na ação. Vou também dar continuidade à implantação da Base Nacional Curricular, que acompanho no Conselho Estadual de Educação.  Vamos organizar as eleições de diretores escolares e fortalecer a escola em tempo integral.

Continua depois da publicidade

 

Leia também: Governo confirma exoneração de 424 servidores em cargo de confiança

 

Continua depois da publicidade

Quantas escolas contam com tempo integral?

Santa Catarina tem 600 escolas em regime de tempo integral das 1.063  da rede. Estas já tem jornada ampliada, com programas específicos.

 

Onde estão os maiores problemas do ensino público estadual?

Como constatei na Regional de Joinville foi a falta de manutenção dos centros escolares.  O secretário Deschamps implantou o cartão para despesas de manutenção, o que melhorou a condição dos prédios escolares. Quanto à questão salarial temos uma situação satisfatória. Vamos cumprir os dois reajustes deste ano: 6% em maio e outro em novembro.  

 

As escolas não estão muito desconectadas das comunidades?

Em nossa gestão vamos trabalhar fortemente na relação das escolas com as comunidades e das relações das famílias com as escolas. A Secretaria da Educação já avançou neste programa, em parceria com a Fiesc, mas há um amplo campo a conquistar.  O sucesso da educação de nossos jovens está na presença das famílias nas escolas.  Em Joinville, estamos fazendo um trabalho inovador, com atuação efetiva das familias e das comunidades. Temos aqui prédio novo com todos os equipamentos para educação. A direção da escola está inserindo os pais no período noturno e fins de semana. Com esta ação evitamos o vandalismo nos prédios escolares.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira