Empresários do setor turístico, prefeitos e vereadores da serra catarinense apresentaram reivindicações em Lages durante o seminário "As Perspectivas do Turismo Serrano". O encontro foi  uma iniciativa da Comissão de Turismo e Meio Ambiente e da Escola do Legislativo da Alesc, com apoio da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Lages,  Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana), Uniplac (Universidade do Planalto Catarinense) e Conserra (Conselho de Turismo da Serra Catarinense).

Continua depois da publicidade

Leia também: Turistas acampam e fazem fila para ver sincelo em Urupema, na Serra de SC

A Carta da Serra foi entregue ao deputado Ivan Naatz (PV), presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, e será encaminhada ao governo estadual, fórum parlamentar catarinense, Santur e  Ministério do Turismo. O deputado enalteceu o envolvimento das lideranças da região e observou que o setor turístico está em pleno desenvolvimento no estado e ações como essas são importantes para o fortalecimento da economia catarinense. “O grande desafio é buscar alternativas para fortalecimento e profissionalização do setor que, apesar de apresentar crescimento gradativo nos últimos anos, ainda tem algumas limitações que podem ser corrigidas com esforço conjunto, inovação, criatividade e parcerias entre o trade turístico e o setor público ”, avaliou Naatz.

O evento também contou com  palestra da secretária de turismo regional de Portugal, Lilia Ana Águas, ex-deputada federal e integrante da diretoria da Associação da Rota da Bairrada, que apresentou o case “As vinhas do progresso", com base na consolidação do turismo aproveitando a produção vitivinícola regional.  Entre as principais obras reivindicadas pelo setor turistico regional da serra catarinense estão a conclusão dos aeroportos regionais de Correia Pinto e São Joaquim, sinalização turística e conclusão da Rodovia Caminhos da Neve que liga  a serra catarinense à serra gaúcha.

Continua depois da publicidade