O Brasil passa a viver uma nova fase a partir deste sábado, 2 de fevereiro. O senador Renan Calheiros(MDB), prevendo acachapante derrota, decidiu renunciar durante o processo de votação.

Continua depois da publicidade

Venceu, pelo resultado da apuração, a disputa presidencial o senador Davi Alcolumbre, do Amapá, o mesmo parlamentar que demonstrou segurança, firmeza e serenidade  na sessão de instalação da nova legislatura. Obteve 42 votos e foi proclamado o novo presidente no primeiro turno.

O senador Esperidião Amin ficou em segundo lugar com 13 votos.  Renan Calheiros ficou com apenas 5 votos.  Outros candidatos:  Coronel Angelo com 8 votos,  Reguffe 6 votos e Fernando Collor com somente 3 votos.

O resultado foi considerado uma histórica vitória das novas gerações de políticos que passam a integrar o Senado Federal. Também a derrota do coronelismo.

Os senadores que estavam contra Renan Calheiros condenaram barganhas, negociadas e conchavos durante os últimos dias.

Continua depois da publicidade

Com um discurso marcado pela hipocrisia e pela incoerência, Calheiros prometeu o céu para os senadores e os brasileiros.

O Senado está renovado e faz renascer novas esperanças ao povo brasileiro. 

Horizontes de viabilização das reformas anunciadas pelo governo Bolsonaro, em especial, a reforma previdenciária, que viabilizará o ajuste fiscal e multiplicará o clima de otimismo que reina no Brasil neste início de ano.