O comandante Carlos Moisés da Silva (PSL) toma posse terça-feira no governo de Santa Catarina envolto numa nuvem de sombras, dúvidas, incertezas e mistérios. Não ouviu parlamentares, líderes empresariais, políticos, representantes da sociedade civil. Ninguém sabe os critérios que usou para montar a “República dos Coronéis e de Tubarão”.

Continua depois da publicidade

 

Festival

O Parque do Beto Carrero comemorou 27 anos de inauguração com um festival de música e divertidas atrações para convidados e a população de Penha e arredores. Foram 12 horas de música com cantores e bandas nacionais de destaque, como Gustavo Lima, Luan e Raça Negra. A próxima edição do VillaMix está agendada para 20 de abril de 2019 em Florianópolis.

 

Auxilio-moradia

Das 26 Assembleias Legislativa estaduais, nove pagaram auxilio-moradia aos deputados, a uma despesa total de R$ 12,4 milhões. De acordo com levantamento do governo federal, Santa Catarina está entre os Estados que, mesmo que os parlamentes possuam imóveis, recebem o benefício cancelado recentemente pelo STF. Também estão na lista Minas Gerais, Bahia, Goiás, Rondônia e Tocantins.

Continua depois da publicidade

Educação

O novo secretário da Educação do Estado, Natalino Uggioni, já conversou com a secretária atual, professora Simone Schramm. Os dois estarão reunidos na terça-feira, logo após a posse do governador Moisés na Assembleia Legislativa. Na quarta-feira, já na Secretaria da Educação, Uggioni vai se inteirar das pendências e dos processos. Ele foi informado que o secretário-adjunto, Gildo Volpato, já pediu exoneração e não exerce mais o cargo.

O processo

A escolha do professor Natalino Uggioni, ex-superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), para o cargo de secretário da Educação foi precedida de um processo inédito. O grupo de transição convidou pelo menos seis nomes previamente indicados e ligados à área educacional.

Convidados, compareceram no Centro Administrativo, onde foram submetidos a longas entrevistas com coronéis da reserva que já integram o novo governo. Estas conversas duraram em média duas horas.

De acordo com fonte da equipe de transição, a preferência inicial por Uggioni deu-se pelas ideias e propostas que ele apresentou para a educação estadual, relacionadas com a qualidade do ensino, a preocupação com os professores, a gestão, o foco em resultados e o pleno conhecimento da realidade catarinense.

Continua depois da publicidade

Remédios

Ministério da Saúde conseguiu reverter liminar da Justiça Federal que bloqueou a distribuição do medicamento Sofosbuvir, destinado a milhares de pacientes com hepatite C e que dependem do SUS. Já tem autorização para iniciar a distribuição às Secretarias de Saúde dos Estados. Os remédios são esperados para esta segunda ou quarta-feira em Florianópolis. Desde fevereiro eles não eram distribuídos.

Ação firme

Dois parlamentares catarinenses lutaram como leões para que os medicamentos de tratamento de hepatite pelo SUS fossem liberados: Esperidião Amin (PP) e Carmem Zanotto (PPS). E dois funcionários se desdobraram em dedicação, dezenas de reuniões no Ministério da Saúde, intermináveis e sucessivos telefonemas e apelos dramáticos. Foram eles Amaro Lúcio da Silva, assessor de Amin, e Maria Tereza Agostini, da Secretaria da Saúde que, mesmo de férias, retornou ao trabalho para batalhar pelos pacientes.

Criminalidade cai

O balanço geral da Polícia Militar de Santa Catarina sobre a queda dos índices de criminalidade merecem uma comemoração especial. Os números falam por si: diminuição de 43 mortes nas rodovias estaduais e mil feridos a menos; 5.019 roubos a menos do que 2017; redução de 9.571 furtos; 201 mortes violentas a menos. O número de armas ilegais apreendidas subiu 27%. O número de operações subiu de 17 para 49. Resultado: 222 mortes a menos em 2018. Dados levados no domingo pelo coronel Araújo Gomes ao governador Eduardo Moreira (foto).

Posse

Sindicato dos Corretores de Imóveis de Santa Catarina tem nova Diretoria, eleita e empossada. Tem na presidência Sérgio Nahas (camisa branca ao lado da filha Taís) e conta com a participação de Antônio Moser, recém-eleito e empossado na presidência do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Regimento

Presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Luiz Vieira foi um dos poucos parlamentares a dar expediente na Assembleia nos três dias úteis que separaram o Natal do Ano Novo. Despachou os últimos documentos e encaminhou projetos aprovados que dependiam de redação final. A Lei Orçamentária Anual, aprovada no último dia de sessões, foi encaminhado somente dia 28 ao Executivo.