O governador eleito Carlos Moisés da Silva (PSL) participou em Brasília de nova reunião do Fórum dos Governadores, ouvindo palestras sobre medidas para melhorar a segurança pública. Aliás, um dos principais temas da campanha eleitoral em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Moisés da Silva inverteu a lógica administrativa ao anunciar o novo diretor-geral de Polícia Civil sem definir o novo secretário de Segurança Pública. Começou a construção da casa pela cumeeira.
Ato contínuo, inovou com a decisão de eliminar o cargo de secretário de Segurança Pública na reforma administrativa. A área mais sensível do governo será tocada por um colegiado, integrado pelos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, diretores da Polícia Civil e do Instituto Geral de Perícias.
Qualquer pesquisa que se faça sobre política e estrutura de segurança pública em qualquer país dificilmente encontrará solução semelhante. Comissões para agir na segurança pública só em graves momentos de crises agudas no setor.
Especialistas no assunto não escondem apreensão com esta mudança. Uma das teses: a estrutura de segurança precisa de autoridade fortalecida, com visibilidade, que apoie e incentive os comandados de todas as forças. Comando único é imprescindível.
Continua depois da publicidade
A proposta de comando colegiado tende a produzir outro efeito danoso ao sistema em Santa Catarina: divisão entre as policias Militar e Civil. Realidade histórica, foi reduzida na gestão Eduardo Moreira com maior sintonia entre as duas corporações e resultados excepcionais no combate à criminalidade. Este ano só se falou em “integração”.
No comparativo, a solução proposta é uma temeridade.
Tribunais
Os novos presidentes do Tribunal de Contas do Estado, Adircélio de Moraes Ferreira Junior, e da Ordem dos Advogados, Rafael Horn, conversaram ontem na sede do TCE. O atual presidente da OAB-SC, Paulo Brincas, realizou visita ao Tribunal, acompanhado do sucessor. Ambos foram recebidos pelos conselheiros. Brincas e Horn estiveram também no Tribunal de Justiça e no Tribunal Regional Eleitoral. O Tribunal de Contas elege o conselheiro Adircélio de Moraes novo presidente na próxima segunda-feira.
Secretário
O presidente da Comissão Provisória do PSL de Tubarão e secretário estadual do partido, Diego Goulart, será o novo secretário de Articulação Estadual. Esta a última informação sobre a formação do governo Moisés da Silva. O futuro secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lucas Esmeraldino, já examina nomes para a Santur, Fapesc e os órgãos vinculados à sua pasta.