Inaugurada na Praça da Bandeira, no centro histórico de São Francisco do Sul, no norte de Santa Catarina, uma placa alusiva aos 516 anos de descobrimento da cidade pelo navegador francês Binot Paulmier de Gonneville. O fato ocorreu em 5 de janeiro de 1504.
Continua depois da publicidade
A placa reproduz o texto sobre o navegador e a imagem do navio L’Espoir, que estão junto ao busto de Binot de Gonneville no “Jardim das Personalidades” de Honfleur, cidade francesa irmã de São Chico.
Participaram da solenidade o vereador João Miranda, que representou o Legislativo Municipal, e o sargento Bruno Quirino, representando o comandante da Capitania dos Portos, Rafael Pinto, secretários municipais, servidores da Prefeitura e comunidade francisquense em geral.
Renato Gama Lobo lembrou que, há alguns anos, durante uma visita do então governador Eduardo Pinho Moreira, ele mencionou que Santa Catarina havia começado por São Francisco do Sul. Pinho Moreira indagou se havia como provar e, tempos depois, quando estava numa viagem à França, em Paris, para apresentar na Universidade de Sorbonne o projeto da TPA, junto com os secretários de Meio Ambiente, Gabriel Conorath, e de Turismo, Jamille Machado Douat, o prefeito conseguiu a prova.
O primeiro governador catarinense a visitar Honfleur, na Normandia, cidade histórica próxima do porto de Le Havre, foi o falecido governador Luiz Henrique da Silveira, que iniciou uma relação com as autoridades daquele município.
Continua depois da publicidade
Honfleur exerceu um papel histórico no movimento impressionista francês, que notabilizou o grande pintor Monet.
Leia também
Conheça o homem que dedicou 20 anos à construção de uma maquete de São Francisco do Sul