Santa Catarina marcou destacada presença na prestigiada posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. Assumiu a presidência o desembargador federal Victor Luiz dos Santos Laus, nascido em Joaçaba, formado pela UFSC e com atuação no Ministério Público em vários municípios do Estado.
Continua depois da publicidade
A saudação pelos magistrados foi feita pelo desembargador federal Osni Cardoso, de tradicional família de Florianópolis. Ele encerrou o pronunciamento com pensamento do poeta catarinense Lindolf Bell. O presidente da OAB-SC, Rafael Horn, falou em nome do Conselho Federal e classificou a solenidade de histórica.
Participaram da cerimônia o governador Moisés da Silva, os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, o presidente do Tribunal de Justiça, Rodrigo Collaço, grande número de magistrados, procuradores e advogados de SC.
A posse teve, pela primeira vez, a presença do presidente da República em exercício, general Hamilton Mourão, do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e de altas autoridades federais e dos três Estados do Sul.
O Procurador da República, Carlos Augusto Cazarré, falou em nome do Ministério Público Federal, destacando o papel histórico do TRF e defendendo ações concretas contra os criminosos que fazem espionagem digital contra instituições, em especial, do Poder Judiciário.
Continua depois da publicidade
A cerimônia mostrou o prestígio do TRF4, considerado pelo CNJ o mais eficiente dos Tribunais Federais do Brasil. Merece todos os aplausos pela postura independente e firme nos julgamentos da Lava Jato.
Família Laus
Indicado pela OAB nacional para falar em nome dos advogados do Brasil, o catarinense Rafael Horn lembrou que o novo presidente Victor Laus é filho de Linesio Laus, advogado há 59 anos e ex-presidente da subseção da OAB em Balneário Camboriú. Destacou que a família tem vários advogados na ativa, todos representados pelo irmão do magistrado, Linésio Laus Júnior, amigo de infância de Horn.
Luto
Advogados de Santa Catarina respeitam luto esta semana pelo falecimento do ex-presidente da Caixa de Assistência, Marcus Antônio da Silva, o Marcão, que faleceu na madrugada desta quinta-feira (27) em Curitiba. Ex-vereador em Brusque pelo MDB, era um dos mais atuantes e respeitados advogados no Vale do Itajaí. Marcão foi conselheiro estadual e federal da Ordem. A OAB-SC decretou luto. A Câmara Municipal de Brusque emitiu nota de pesar pelo falecimento.
Leia também: Homenagem ao amigo Marcão
Inédito
Juiz da 3ª Vara Criminal da Capital, Rudson Marcos realizou uma audiência de instrução e julgamento inédita na Justiça Estadual. Valeu-se do aplicativo WhatsApp para interrogar uma das partes que se encontrava na Nova Zelândia. O interrogatório, na modalidade de videoconferência, agilizou atos do processo e o julgamento.
Continua depois da publicidade