A crise que se registra este ano no Partido Socialista Brasileiro em Santa Catarina vai parar na Justiça. É o que anuncia o ex-presidente do Diretório Estadual, Ronaldo Freire, depois de ter sofrido com os demais membros da Executiva Regional, o ato de intervenção federal praticado pelo presidente do Diretório Nacional Carlos Siqueira.
Continua depois da publicidade
O novo presidente, ex-vereador Adir Gentil, já assumiu o cargo e anunciou para hoje a primeira reunião da nova Executiva Estadual. Vai aguardar, também, decisão da Justiça Eleitoral sobre o pedido de cassação dos mandatos dos deputados Bruno de Souza e Nazareno Martins, que requereram desfiliação. O comando nacional quer a declaração de vacância das duas cadeiras. Se tiver sucesso vão assumir os suplentes Patrício Destro e Cleiton Salvaro.
Há um clima de indignação e revolta entre os ex-dirigentes do PSB aqui em Santa Catarina pela forma ditatorial com que a direção nacional atuou aqui no Estado. Ronaldo Freire informou que hoje deve ser impetrada ação de reintegração na Justiça para anular os atos.
O principal líder do PSB, ex-deputado Paulinho Bornhausen, está desfiliado do partido desde a segunda quinzena de abril. Está solidário com Ronaldo Freire nas críticas ao autoritarismo da direção nacional.
O ex-secretário está voltado para atividades profissionais em São Paulo e tem feito contatos com o senador Álvaro Dias. O Podemos poderá ser a nova filiação de seu grupo político.
Continua depois da publicidade