Dezenas de prefeitos, dirigentes de vários partidos e vereadores estiveram sexta-feira no Palácio Barriga Verde. A maioria dirigiu-se ao gabinete do deputado Gelson Merisio. Tema principal: a convenção deste sábado e a definição de Esperidião Amin. Que não houve.

Continua depois da publicidade

 

Ciro em SC

Entre os partidos que fecharam aliança com o PSD de Gelson Merisio e que realizam convenções neste sábado, destaque para o PDT, que realizará sua convenção no auditório Antonieta de Barros. Estará presente o destemperado presidenciável Ciro Gomes. Ele concederá coletiva à imprensa, às 10h, no gabinete do deputado Rodrigo Minotto.

 

Gastos

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Marcelo Seemann, revelou que a pesquisa “Contabilizando para o Cidadão” foi toda baseada em dados oficiais do Portal Transparência, da Secretaria da Fazenda, do IBGE e do TSE. O estudo indicou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina como a terceira mais cara do Brasil. O projeto procura dar visibilidade a balanços, receitas e despesas das instituições públicas, criando uma nova consciência na cidadania.

Continua depois da publicidade

 

Expulsão

Há exatamente oito anos, Eduardo Pinho Moreira enfrentava a Executiva Nacional do PMDB. Tinha desistido da candidatura ao governo e selado acordo com o Democratas, para ser vice-governador de Raimundo Colombo. A Executiva suspendeu sua filiação, disse que ele não poderia ser vice porque não tinha registro partidário e até ameaçou de expulsá-lo.

Moreira foi oficializado vice, eleito com Colombo e reeleito em 2014.

 

Interlocutor

O ex-senador Jorge Bornhausen é um dos principais interlocutores do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, nos Estados do Sul. Uma das conversas que manteve recentemente reuniu Raimundo Colombo (PSD), Esperidião Amin (PP) e Paulo Bauer (PSDB). A proposta era de Bauer concorrer à reeleição, em uma aliança PP-PSDB, com Amin ao governo e Colombo ao Senado. João Paulo Kleinübing poderia ser o vice.

 

Mais segurança

A integração das polícias Militar e Civil no combate à violência foi um dos fatores determinantes na redução dos índices de criminalidade. Outro foi a liderança nas duas áreas: o coronel Araújo Gomes na Polícia Militar e o delegado Anselmo Cruz na direção da DEIC. Ambos têm liderança nas corporações, são respeitados pelo profissionalismo e, sobretudo, competentes nas operações. Pegam junto até na madrugada.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira