Dezenas de prefeitos, dirigentes de vários partidos e vereadores estiveram sexta-feira no Palácio Barriga Verde. A maioria dirigiu-se ao gabinete do deputado Gelson Merisio. Tema principal: a convenção deste sábado e a definição de Esperidião Amin. Que não houve.
Continua depois da publicidade
Ciro em SC
Entre os partidos que fecharam aliança com o PSD de Gelson Merisio e que realizam convenções neste sábado, destaque para o PDT, que realizará sua convenção no auditório Antonieta de Barros. Estará presente o destemperado presidenciável Ciro Gomes. Ele concederá coletiva à imprensa, às 10h, no gabinete do deputado Rodrigo Minotto.
Gastos
O presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Marcelo Seemann, revelou que a pesquisa “Contabilizando para o Cidadão” foi toda baseada em dados oficiais do Portal Transparência, da Secretaria da Fazenda, do IBGE e do TSE. O estudo indicou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina como a terceira mais cara do Brasil. O projeto procura dar visibilidade a balanços, receitas e despesas das instituições públicas, criando uma nova consciência na cidadania.
Continua depois da publicidade
Expulsão
Há exatamente oito anos, Eduardo Pinho Moreira enfrentava a Executiva Nacional do PMDB. Tinha desistido da candidatura ao governo e selado acordo com o Democratas, para ser vice-governador de Raimundo Colombo. A Executiva suspendeu sua filiação, disse que ele não poderia ser vice porque não tinha registro partidário e até ameaçou de expulsá-lo.
Moreira foi oficializado vice, eleito com Colombo e reeleito em 2014.
Interlocutor
O ex-senador Jorge Bornhausen é um dos principais interlocutores do presidenciável do PSDB, Geraldo Alckmin, nos Estados do Sul. Uma das conversas que manteve recentemente reuniu Raimundo Colombo (PSD), Esperidião Amin (PP) e Paulo Bauer (PSDB). A proposta era de Bauer concorrer à reeleição, em uma aliança PP-PSDB, com Amin ao governo e Colombo ao Senado. João Paulo Kleinübing poderia ser o vice.
Mais segurança
A integração das polícias Militar e Civil no combate à violência foi um dos fatores determinantes na redução dos índices de criminalidade. Outro foi a liderança nas duas áreas: o coronel Araújo Gomes na Polícia Militar e o delegado Anselmo Cruz na direção da DEIC. Ambos têm liderança nas corporações, são respeitados pelo profissionalismo e, sobretudo, competentes nas operações. Pegam junto até na madrugada.