O Brasil tem uma respeitável imagem em Israel, como constatei na viagem de férias em março. São milhares de brasileiros que trabalharam como voluntários, estudaram ou continuam atuando em vários setores. Convênios já existentes só trazem benefícios ao Brasil. Lá, todos recordam que o Estado de Israel foi criado na Assembleia Geral da ONU, presidida pelo brasileiro Osvaldo Aranha. Na relação dos brasileiros que salvaram judeus dos horrores do nazismo, pelo menos dois são destacados.

Continua depois da publicidade

No Museu do Holocausto, em Jerusalém, entre os livros mais importantes, oferecidos aos visitantes na saída, depois das cenas, filmes, reportagens, estatísticas e farto material comprovando os horrores da perseguição aos judeus na 2ª Guerra Mundial, destaca-se “Two Diplomats and People in Need”(Dois diplomatas e pessoas necessitadas), com as fotos na capa de Raoul Wallemberg e Souza Dantas.

Souza Dantas era diplomata brasileiro na França e ajudou a salvar milhares de judeus na linha de tiro dos nazistas. Há várias obras publicadas no Brasil sobre sua humanitária atuação e um documentário intitulado “Querido Embaixador”.

A segunda referência é Aracy de Carvalho, a mulher do premiado escritor Guimarães Rosa, também diplomata em Hamburgo. Paranaense conhecida como “Anjo de Hamburgo”, arriscou a vida salvando muitos judeus. O clássico “Grande Sertão, Veredas” é dedicado a Aracy.

A visita do presidente Jair Bolsonaro, portanto, tem significado histórico para israelenses e brasileiros. Os acordos firmados só vão beneficiar os negócios entre os dois países, que têm muito a oferecer em tecnologia, comércio, inovação e relações culturais.

Continua depois da publicidade

Verdades históricas

Do leitor Celso Mário Schmitz: “Cumprimentos pelo seu artigo que me fez relembrar a fins de 1963 e 1964. Poucos jornalistas têm a coragem e capacidade de dizer a verdade do que se passava. Por exemplo: paralisar o Porto de Santos por greve de enfermeiros. Relembre as manifestações em todo o Brasil e que minoria foi presa: em Blumenau, meia dúzia que nada representavam na comunidade mas se diziam. Certamente meia dúzia vão lhe xingar, pois nada sabem, ou melhor, ignoram o que acontecia em Cuba e nos países dominados pela Rússia. Parabéns, Sr. Moacir, pela sua coragem de relembrar a verdade”.

Justiça em debate

Ocorre nesta segunda-feira, no Tribunal de Justiça, o Seminário Judiciário e Sociedade, com a participação dos ministros Ribeiro Dantas, Luiz Alberto Gurgel Faria, Rogério Schietti Cruz, todos do Superior Tribunal de Justiça.  Participação, também, dos desembargadores Hélio do Valle Pereira, Francisco de Oliveira Neto, Paulo Henrique Moritz da Silva, Luiz Cesar Medeiros, Luiz Antônio Forneroli, o presidente do TCE, Adircélio Ferreira Junior, e o juiz Richard Pae Kim.

Hotéis na serra

Hotéis na Serra
(Foto: Moacir Pereira)

São Joaquim, carente de meios de hospedagem, deve contar com três hotéis nos próximos anos. O empresário Ubirajara Câmara tem aprovado projeto de um hotel com 200 apartamentos numa área de estância hidromineral com águas de 36,7 graus de temperatura. Roberto Chaves, da Vinícola d’Alture, começou a construir uma pousada cinco estrelas com 30 suítes. A Villagio Conti obteve aprovação de hotel-pousada.  Anúncios do prefeito Giovani Nunes (C), na foto ao lado do presidente da Comissão da Vindima, Acari Amorim (E), do médico Leônidas Ferraz (D), idealizador da promoção há oito anos, e o chef Leno Dürrewald (Styllus).

Municipalista

O professor Miguel Augusto Faraco está completando 45 anos de integral dedicação à Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, que está comemorando seu cinquentenário. Faraco participou da criação da Fecam e da Confederação Nacional dos Municípios. Formado em Direito e Biblioteconomia, permanece como secretário executivo da Associação da Grande Florianópolis. É uma vida inteira dedicada ao municipalismo catarinense e brasileiro.

Continua depois da publicidade