Reitor Ubaldo Balthazar viaja hoje a Brasília para participar de reunião da Associação Nacional das Instituições de Ensino Superior (Andifes). Leva documento sobre a Operação Ouvidos Moucos e a denúncia do Ministério Público Federal contra ele e o professor Áureo Moraes para ser entregue em audiência com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Continua depois da publicidade

Cooperativismo 

O Fundo Social da Sicredi selecionou 10 entidades sem fins lucrativos do Oeste catarinense para destinação de recursos do Fundo Social. Foram distribuídos mais de R$ 150 mil para organizações de Chapecó, Xaxim e Xanxerê.

 

Repercussão

A denúncia da Procuradoria da República contra o reitor Ubaldo Balthazar e o professor Áureo Moraes ganhou destaque na edição de segunda-feira do Jornal Nacional da Rede Globo. Na edição de terça-feira, os veículos da NSC deram ampla cobertura ao caso, redigindo editorial criticando o excesso do MPF e a Folha de S. Paulo publicou matéria de página inteira sobre a Operação Ouvidos Moucos e a denúncia da Procuradoria, e uma longa entrevista com o professor Acioli Olivo, irmão do reitor Cancellier aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ele fala de conversas com o ministro Raul Jungmann e com o ministro Gilmar Mendes.

Super Regionais

Deputado Mauro Mariani (MDB) defendeu, em entrevista à CBN Diário, a redução das Secretarias Regionais para apenas seis, todas em polos de desenvolvimento, mais robustas e com orçamentos próprios. Ele voltou a condenar o “governo ineficiente” e a melhoria na gestão dos órgãos públicos. E criticou Raimundo Colombo pelas pedaladas da Celesc. “A presidente Dilma caiu por muito menos”, sentenciou.

Continua depois da publicidade

 

Saúde

O candidato do MDB a governador é favorável à gestão dos hospitais públicos com efetiva participação empresarial e comunitária. Cita o exemplo de hospitais de Jaraguá do Sul, Caçador e Chapecó. Identifica muita ineficiência na gestão dos hospitais públicos, gerando perdas de R$ 670 milhões, segundo relatório do TCE. Santa Catarina tem hoje 183 hospitais e os 13 públicos consomem a maior parte do orçamento da saúde.

O Foro

A campanha lançada em Santa Catarina pelo procurador Deltan Dallagnoll prevê 70 medidas concretas para mudança da legislação brasileira. Uma delas revela que o foro privilegiado previsto na Constituição Federal protege hoje 55 mil autoridades nos três níveis de poder. A proposta “Unidos contra a corrupção” reduz o privilégio de foro para apenas 16 pessoas.

Pacificação

O clima de guerra política que prevaleceu na eleição de 2016 em São Joaquim isolou o prefeito Giovane Nunes (PSDB) do presidente do MDB local, Stelio Bonelli. A pacificação se registrou somente ontem, dois anos depois, com a chegada na Serra do senador tucano Paulo Bauer e do deputado emedebista Mauro Mariani, juntos na atual campanha pela aliança “Santa Catarina quer mais”.

Cruzeiros

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira (PSB), é um dos convidados a falar no 2o Fórum da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, que começa hoje em Brasília.  Apresentará o potencial de Balneário Camboriú, o Terminal de Cruzeiros Tedesco e o resultado de uma pesquisa com passageiros de cruzeiros na última temporada, com aprovação de 98%. E enquanto Balneário Camboriú se consolida como escala de cruzeiros marítimos, Florianópolis continua um zero à esquerda.

Continua depois da publicidade

Curtas

*Campeão olímpico Lars Grael estará hoje pela primeira vez em Chapecó. Fará palestra sobre sua trajetória esportiva e empresarial em evento comemorativo do aniversário de fundação da cidade.

*Professor Edison d’Ávila autografa hoje, a partir das 20h, no Sesc de Itajaí, o livro “Pequena Historia de Itajaí”. Reúne estudos realizados sobre o município que projetou lideranças políticas de expressão nacional.

*Professor José Pastore estará amanhã, às 9h,na Fiesc, proferindo palestra durante premiação das melhores práticas de estagio profissional.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira