A presença do reitor Ubaldo Balthazar em assembleia estudantil, hipotecando apoio à invasão da reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Chapecó, provoca críticas de setores universitários. A mais contundente partiu do professor Sérgio Colle, premiado docente, há 44 anos no curso de engenharia mecânica no Centro Tecnológico da UFSC.
Continua depois da publicidade
A invasão da Reitoria da UFFS foi promovida por um grupo de estudantes, com apoio de alguns professores e servidores, após a nomeação e posse do professor Marcelo Recktenvald no cargo de reitor. Ele constava em 3º lugar na lista tríplice enviada ao MEC. Os manifestantes “exigiram” sua renúncia e a nomeação do 1º colocado nas prévias.
Ao retornar de Brasília, o reitor empossado decidiu instalar a reitoria na Procuradoria Seccional Federal, autorizando o ingresso de ação de reintegração de posse na Justiça Federal.
Presente em assembleia estudantil em Florianópolis, o reitor Ubaldo Balthazar, da UFSC, declarou apoio à invasão. Foi além, propondo nota da Universidade e até manifestação do Conselho Universitário.
O pronunciamento foi gravado e está circulando na internet. O professor Sérgio Colle contestou: “Aqui vemos a prova do que seja balbúrdia ou, porque não dizer, subversão da ordem social, induzida por um reitor inepto, fanático e devotado a sua rota ideologia esquerdista. Tempos ruins para a UFSC”.
Continua depois da publicidade
Ao apoiar a invasão, o reitor convalidou ato ilegal e criminoso, agredindo um colega recém nomeado, exclusivamente por razões políticas. Péssimo para quem tem o dever de ser exemplo de educador.
40 anos

Um grupo de 25 soldados, que serviram na Base Aérea de Florianópolis na turma de 1979, devidamente uniformizado, desfilou no 7 de Setembro, em Florianópolis. A iniciativa inédita partiu do sargento da reserva José Eduardo de Carlos Fernandes, com apoio dos organizadores. Os 25 participantes, vindos de várias regiões, participaram de confraternizações durante dois dias na Capital.
Vergonha
Depois de proferir a aula inaugural do Curso de Assessoria Parlamentar, promovido esta semana pela Acors, o senador Major Olimpio, campeão absoluto de votos em São Paulo, participou de almoço com jornalistas. Ali metralhou e detonou – com inteira razão – o Fundo Eleitoral. A proposta é de aumento da dotação para R$ 3,75 bilhões. “Um tapa na cara dos brasileiros”, afirmou. Definiu-o como “Fundo da Vergonha Nacional”.
Pró-Música
Apresentação da premiada soprano romeno-americana Mariana Mihai, na próxima quinta-feira, terá uma presença singular na plateia do Teatro Pedro Ivo. Convidado especial, Darcy Brasiliano dos Santos, fundador da Pró-Música e seu presidente durante décadas, promovendo os melhores espetáculos eruditos em SC. Com 96 anos, Darcy recebeu convite da atual presidente Neyde Coelho, com direito à primeira fila no show “Ensemble-New York”.
Continua depois da publicidade
Cardiologia

O médico catarinense Felipe Simão (C) participou, em Paris, do “Isar React 5”, analisando estudo sobre “síndrome coronária aguda”, de grande repercussão em todo o mundo. Com ele estavam no painel o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Oscar Dutra (E), e o professor Otávio Rizzi Coelho (D), chefe da Cardiologia da Unicamp.
Curtas
Educação
Acordo de cooperação técnica para uso da mesma base de dados sobre educação será firmado nesta terça-feira (10) no Tribunal de Contas do Estado, durante o 3º Fórum TCE Educação.
Dados
Palestra sobre “Lei Geral de Proteção de Dados” será proferida nesta quarta-feira (11), as 18h30, na Acij, em Joinville, pela professora Francielle Barreto Alonso.
Homenagem
Deputada Luciane Carminatti, prestou homenagem a servidora Maria Natel Scheffer Lorenz, dedicada servidora da Alesc, por seu natalício.
Continua depois da publicidade