A região de Chapecó tem um movimento superior a 500 mil passageiros no sistema de transporte aéreo por ano. Com a crise na Avianca e a suspensão dos voos diários para a capital do oeste, são grandes os prejuízos para a economia regional, base estratégica do desenvolvimento catarinense. Apenas a Azul e a Gol, esta com voos alternados, fazem a ligação de Florianópolis com Chapecó, que já teve 8 linhas diárias.
Continua depois da publicidade
Calamidade
Durante a visita do governador Moisés da Silva em Caçador, entre as principais reivindicações das autoridades e comunidade se destacaram a recuperação das estradas, apoio ao Hospital Maicé e aparelhos de aproximação para o aeroporto regional. O deputado Valdir Cobalchini (MDB), que organizou a visita oficial deu ênfase à infraestrutura. Resumiu: “A situação das rodovias estaduais é uma calamidade”.
Burocracia absurda
O Grupo Gerdau é um dos maiores produtores de aço do Brasil, com sede no Rio Grande do Sul e fábricas em dez países. Em outros países, a Gerdau tem dois funcionários para pagamento de tributos. No Brasil, são necessários 100 empregados exclusivos para o recolhimento de impostos. A carga é pesada e exageradamente burocrática. Revelação do presidente do grupo, Jorge Gerdau, durante reunião de líderes empresariais em Brasília com o Secretário da Receita Federal, Marcos Cintra. O vice-presidente da CNI, Glauco Côrte, testemunhou o desabafo do empresário.
Raio-X
Os aparelhos de Raio-X do Hospital Regional de São José ficaram vários dias sem funcionar. Apresentaram defeitos e não foram consertados. A direção do hospital nada informa. Ouvida sobre a radiologia, a assessoria respondeu que está proibida de dar qualquer informação. Problemas dentro do Hospital estão centralizados agora na Secretaria Estadual da Saúde
Eleitoral
Dirigentes da Acaert, Adi, Adjori e de veículos de comunicação estarão reunidos nesta quarta (22), às 14h, com o presidente do TRE-SC, desembargador Cid Goulart, para apresentação do plano de trabalho e as primeiras medidas para as eleições municipais. O diretor da Escola Judiciária Eleitoral, juiz Wilson Pereira Júnior, deverá apresentar os projetos para 2019.
Continua depois da publicidade
Julgamento
Tribunal de Contas marcou para o dia 30 de maio, as 10h, o julgamento das contas do governo estadual, gestões Colombo/Moreira, em 2018.
Defesa
Advogado Leonardo Borchardt está atuando na defesa da Aprasc na ação de execução superior a R$ 9 milhões impetrada pelo escritório Silva & Martins Advogados Associados, por inadimplência contratual.
Oeste
O Oeste catarinense registrou aumento de 15% no número de microempresas nos primeiros meses de 2019. Segundo o Sebrae, são mais de 12 mil microempreendedores.