Os recursos orçamentários destinados à saúde dos catarinenses foram aumentados para 14%. O governo estadual, contudo, está decidido a debitar neste percentual todas as despesas com a construção das ampliações de vários hospitais públicos, previstos no Pacto por Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Beneficiada pelo Pacto, a saúde terá que pagar o pato.
Rodovia
Deinfra irá finalmente restaurar a SC-135, que liga Porto União a Matos Costa. O secretário de Infraestrutura, Paulo França, assinou a ordem de serviço para recuperar a histórica rodovia, inaugurada há 10 anos pelo governador Luiz Henrique. Pessimamente construída e logo destruída pelo uso, diga-se de passagem. França assinou em Videira liberação de recursos e ordens de serviço para várias estradas no Vale do Rio do Peixe.
Continua depois da publicidade
Restingas
Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu que nem toda vegetação de restinga deve ser considerada área de preservação permanente. Apenas quando possuir função ambiental de fixação de dunas ou estabilização de mangues. A decisão do grupo de Direito Público acolheu tese dos advogados Douglas Dal Monte, Ítalo Mosimann e Marcelo Dantas, no julgamento de recurso em ação civil pública do Ministério Púbico Estadual, que pretendia obrigar a Fatma a considerar toda restinga como APP. Pronunciamento que repercute nos projetos e empreendimentos do litoral catarinense. O procurador-Geral do Estado Adjunto, Felipe Varela, defendeu a mesma tese vitoriosa.
Santa Paulina
Nova Trento realiza esta semana a 27ª edição dos 76 anos do falecimento de Santa Paulina. A principal celebração será no próximo domingo. Cerca de 20 mil devotos são esperados no santuário, em Vigolo. Nascida Amabile Visintainer na Itália, veio aos 10 anos com a família para Nova Trento, e fundou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Foi beatificada em Florianópolis em 1991 e canonizada no Vaticano em 2002.
TV Traço
O número de atestados médicos de funcionários da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) atingiu a escandalosa soma de 310 há duas semanas, segundo a Folha.
A EBC mantém a TV-Brasil, a estatal criada pelo lulopetismo, que dá traço de audiência há anos. Custa mais de R$ 600 milhões.
Continua depois da publicidade