A joinvilense Simone Schramm, atual secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, é a nova secretaria de Estado da Educação. Vai suceder o professor Eduardo Deschamps.
O professor Gilberto Agnolin, que foi convidado para o cargo, não aceitou, alegando motivos particulares.
Continua depois da publicidade
Simone Schramm já foi comunicada da decisão e inicia seu trabalho à frente da pasta na próxima semana.
O governo divulgou nota sobre a nova secretária:
Simone Schramm começou a lecionar aos 14 anos em uma escola no interior do município de Garuva, e com 20 anos dava aulas em escola estadual de Joinville. Aos 28 anos assumiu a Gerência Regional de Educação, na região Norte, em 1992. Fez carreira no ensino. Sua formação superior é em administração escolar, pedagogia.
Em 1999, assumiu, como adjunta, a Secretaria de Estado da Educação. Dois anos depois, tornou-se a secretária. Em 2003 foi eleita deputada estadual, não buscando a reeleição.
Continua depois da publicidade
Em 2007, assumiu como diretora executiva da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Codesc). Em 2013, com aval de Luiz Henrique da Silveira, foi chamada para assumir a Agência de Desenvolvimento Regional de Joinville.
Quando assumiu a ADR, tinha em sua mãos mais de 10 escolas interditadas pela Vigilância Sanitária e 8 mil alunos fora da sala de aula. De 2013 a 2018, o governo do Estado colocou nos oito municípios da ADR Joinville aproximadamente R$ 77 milhões destinados para escolas novas, reformas e, iniciativa única no Estado, um contrato permanente de manutenção da infraestrutura das unidades. Outros avanços foram alcançados com parceria entre as universidades, Udesc e Univille, ao capacitar os educadores das escolas na região. Simone desempenhou ainda trabalho político de destaque ao presidir o PMDB, onde detém a segunda gestão.
“Com a equipe da ADR, Gered e os gestores escolares, conseguimos avançar muito na qualidade do ensino e na infraestrutura das nossas escolas. Acredito que poderemos atingir as mesmas metas em toda Santa Catarina, e parte disso será a com equipe qualificada da SED. Espero ainda poder contar mais com a presença da família em nossas escolas”, resumiu ao ser confirmada na pasta. Neste sábado, dia 28 de abril, Simone completa 57 anos.
Gilberto Agnolin, que chegou a ser cotado para assumir o cargo, optou por permanecer na diretoria de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, uma vez que, por conta de compromissos pessoais assumidos anteriormente, entende que não poderá dar a atenção que o cargo requer. Agnolin encontra-se fora do país, devendo permanecer no Exterior por 30 dias.
Continua depois da publicidade