O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro, Carlos Siqueira, suspendeu a intervenção que faria no Diretório de Santa Catarina, com a destituição do atual comando e a indicação dos novos dirigentes.

Continua depois da publicidade

Ele manteve várias conversas telefônicas com o presidente do Diretório Municipal de Florianópolis, o ex-secretário Murilo Flores, quando anunciou conversações para uma nova solução política.

A previsão inicial do comando nacional era de que haveria desfiliação em massa no PSB, o que teria motivado o encaminhamento da intervenção. No ano passado, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt cancelou filiação para apoiar Gelson Merísio ao governo e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, foi expulso pela direção nacional, por apoiar Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias ocorreram dois movimentos na área parlamentar. O deputado Bruno de Souza cancelou a filiação com pedido na Justiça Eleitoral e o deputado Nazareno Martins encaminhou requerimento ao Diretório Regional também pelo cancelamento da filiação. Ato contínuo o Diretório Nacional requereu a cassação do mandato dos dois deputados estaduais para que assumam os dois suplentes, que são os ex-deputados Patricio Destro e Cleiton Salvaro.

Há um forte movimento entre lideranças regionais, mulheres e parlamentares do PSB contra a intervenção.

O presidente municipal Murilo Flores aguarda novas definições nos contatos com o presidente Carlos Siqueira.

Continua depois da publicidade