O concerto da Banda de Música da Polícia Militar de Santa Catarina, apresentado quarta-feira no Teatro do CIC, foi marcado por um incidente político envolvendo o governador do Estado.
Continua depois da publicidade
Encerrando as comemorações dos 184 anos da PM catarinense, o concerto previa “Uma viagem pelo Brasil através da música”, com a participação especial da Orquestra Academia da Udesc, composta de alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Previsto para começar às 21h, o espetáculo teve início apenas depois das 21h20min, depois de uma intensa movimentação de secretários, oficiais da Policia Militar e assessores diretos do governador.
Motivo: quando chegou no CIC pela entrada térrea, lateral norte do Teatro, Carlos Moisés da Silva foi informado que os acadêmicos da Udesc fariam um protesto contra sua decisão de reduzir o duodécimo da Universidade.
Todos os integrantes da orquestra estavam trajando calças pretas e camisas pretas, com a inscrição em letras garrafais brancas “Sou Udesc” e a logomarca no centro. Nas costas, em letras vermelhas também grandes, o protesto politico: “NÃO AO CORTE DA EDUCAÇÃO”.
Continua depois da publicidade
Secretários de estado, familiares e colaboradores que se encontravam nas primeiras filas do teatro foram sendo informados sobre as negociações com os músicos que se negaram a trocar de camisa, mantendo a disposição de participar do concerto como estavam.
A alegação era de que o protesto era incabível, o local impróprio e durante três ensaios da orquestra com a banda e o próprio governador Moisés não houve qualquer sinal de que haveria a manifestação política.
A Polícia Militar e autoridades do governo estadual, que aguardavam o concerto com grande expectativa, só autorizaram o início do espetáculo quando o governador Moisés da Silva decidiu não entrar no Teatro do CIC para se unir aos familiares e colaboradores.
A maioria ali estava para ouvir Carlos Moisés da Silva cantar a música “Brasil para Cima”, do compositor João Alexandre, tendo a violão o 1º tenente Thiago Galvão, exibição prevista para o final do concerto da Banca da PM e da Orquestra da Udesc. Pelo que se informou no CIC, no final a apresentação do governador seria com a dupla de músicos Daniel Lucena e Zeca Petry, do Expresso Rural, com os quais também cantaria “Certos Amigos”, a melodia de maior sucesso dentre inúmeras composições de Daniel Lucena.
Continua depois da publicidade
A exibição da Banda de Música da PM foi um grande sucesso. O teatro do CIC superlotado aplaudiu com entusiasmo os artistas, músicos, cantores, apresentadores, dançarinos e artistas, quase todos integrantes da corporação.