*Por Renato Ígor

Na semana que vem na Câmara de Vereadores de Lages um projeto polêmico vai à votação. A prefeitura quer fazer uma reforma no que diz respeito às férias dos professores e o vale-alimentação.

Continua depois da publicidade

Pelo projeto, os professores que hoje ganham 1/3 das férias sobre 45 dias, passariam a ganhar sobre 30 dias. Já o vale alimentação seria pago nos dias em que o servidor estiver trabalhando. Hoje, mesmo faltando ao trabalho o servidor recebe o benefício. Com essas reformas a economia aos cofres públicos chegaria a R$ 2 milhões por ano.

O sindicato dos servidores emitiu uma nota de repúdio dizendo “que esses projetos ferem a dignidade dos servidores públicos municipais de Lages, pois tiram direitos básicos daqueles que são obrigados a se afastar de suas funções para cuidar da saúde ou para ter filhos”. A votação está prevista para ocorrer na segunda ou na terça.

 

Continua depois da publicidade

Privilégio

O colega do Hora de Santa Catarina Leonardo Thomé informa que dois departamentos da Universidade Federal de Santa Catarina não funcionaram devido a “confraternizações” de fim de ano. Quem procurou, sexta, o Centro de Desportos (CDS) e a Secretaria de Esportes não foi atendido. Servidores da UFSC lutam, historicamente, contra o ponto eletrônico e pela redução da jornada de trabalho. A ilha do conhecimento também é a ilha da fantasia.

 

Presencial

O atendimento presencial na Superintendência do Patrimônio da União, em Florianópolis, ocorre das 12h às 16h (limitado a 25 senhas diárias). Sexta-feira, porém, foi diferente, conforme você mesmo pode ver na foto. Muitas vezes parece que é um favor atender ao público.

 

O ano da Acate

Este foi o ano da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). Entre as várias ações que ajudaram a elevar o nome da entidade estão a inauguração de mais três centros de inovação em Florianópolis (SC) e a abertura de escritório nos Estados Unidos, seguindo o conselho que sempre dá aos empreendedores de sua rede — virou internacional.

Por essas e outras iniciativas, ganhou o prêmio de melhor hub de inovação do Brasil no Startup Awards 2018, premiação da Associação Brasileira de Startups. O ano ainda não acabou para a associação, que inaugura no próximo dia 12 mais um espaço inovador no Sapiens Parque, no norte da Ilha. Para celebrar tantas conquistas, promoveu na sexta-feira sua festa de fim de ano, com o tema Uma Noite em Hollywood.

Continua depois da publicidade

 

Luz Própria

Enquanto a classe artística e intelectual em todo o país continua apreensiva pelos anúncios da extinção do Ministério da Cultura e das secretarias afins em alguns Estados (inclusive em Santa Catarina ), vem um exemplo de empreendedorismo de ordem particular aqui mesmo: o Instituto Internacional Juarez Machado, com sede em Joinville.

Trata-se de um espaço de arte e cultura fruto da iniciativa dos irmãos Machado – Juarez, que mora em Paris, e Edson, que reside em Florianópolis – com intensa programação no antigo casarão restaurado da família e nos novos pavilhões com exposições temporárias e de longa duração, além de biblioteca em formação, loja dos produtos do artista , cafeteria e reserva técnica. 

Completado recentemente (25 de novembro) quatro anos de atividades, mantém-se com recursos e receita própria, conquistando respeitabilidade no cenário cultural. Para dar um exemplo apenas, seu diretor Edson Machado anuncia para a abertura da temporada de 2019 a exposição das litografias do genial artista catalão Joan Miró. 

 

Leia também:

Aviões dispensados por Moisés são necessários para viagens urgentes

Continua depois da publicidade