Programação comemorativa dos 150 anos de fundação de Timbó começa nesta sexta-feira (4), às 19h30, com desfile de abertura da 29ª Festa do Imigrante. No dia 12, data da criação, haverá desfile histórico e alegórico. Timbó, depois de muitas décadas, conta com um deputado na Alesc: Laércio Schuster, do PSB, que foi prefeito três vezes da cidade e hoje é um dos mais atuantes parlamentares. 

Continua depois da publicidade

STF: o golpe 

Durante discurso na Câmara, o deputado Darci Matos condenou com veemência a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular condenação de ex-gerente da Petrobras. Disparou: “Infelizmente, a decisão do Supremo pode vergonhosamente anular sentenças e soltar bandidos e corruptos condenados pela Lava-Jato. O Brasil vive um momento crucial, um marco histórico com a Lava-Jato, mas poderá sofre um golpe fatal do Supremo Tribunal Federal. Isso, o povo brasileiro não vai admitir.” 

Desestímulo 

Auditores fiscais de todo o Estado se reuniram na sede do Sindifisco para avaliar as novas regras do governo para Indenização por Uso de Veículo Próprio (IUVP). Consenso: se a arrecadação estivesse ruim isto não estaria ocorrendo. O presidente José Antônio Farenzena afirmou: “A nova metodologia diminuirá o monitoramento fiscal e operações de Inteligência Fiscal. Vai desestimular toda a carreira”. Os dirigentes queixam-se da falta de diálogo do secretário e do governador. 

Procuradoria inova  

O novo Procurador Geral de Justiça de SC, Fernando da Silva Comin, adota mais uma inovação no Ministério Público com a decisão de ouvir a sociedade, os Poderes, as Prefeituras, Câmaras Municipais, setores produtivos e representantes das entidades. Iniciará nesta sexta-feira (4), em Itajaí, em reunião com os promotores de Justiça. Vai depois a Blumenau, Criciúma, Joinville, Chapecó, Lages e Florianópolis. O Plano Geral de Atuação deverá ficar concluído até o final do ano. 

Curtas 

Internet

Continua depois da publicidade

Viralizou: “Supremo Tribunal determinou que processo de Joaquim José da Silva Xavier volta para a primeira instância, porque o delator Silvério dos Reis o acusou por último. Tiradentes não teve direito de defesa”. 

Violência

O número de homicídios caiu para 42 em setembro, contra 68 em 2018, 70 em 2007 e 81 em 2016. Foi a melhor marca da série histórica, que começou em 2008 com 52 homicídios.