A deflagração da Operação Alcatraz pela Polícia Federal de Santa Catarina movimenta cena política catarinense nesta quinta-feira (30). De acordo com as informações oficiais, foram cumpridos 11 mandados de prisão, sendo 7 preventivas e 4 temporárias, contra agentes públicos, empresários e advogados.

Continua depois da publicidade

Os nomes não foram revelados na coletiva concedida nesta quinta-feira na sede da Polícia Federal em Florianópolis. Houve apenas a confirmação da operação de busca e apreensão no apartamento e no sítio do deputado Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa.

A operação foi o assunto mais comentado nos bastidores da Assembleia Legislativa esta manhã, quando o presidente da Acaert, Marcelo Petrelli, fez a leitura da Mensagem da Comunicação Catarinense. A sessão seria presidida pelo presidente  Júlio Garcia, que não esteve hoje no Parlamento. De acordo com a assessoria  o parlamentar estava se inteirando de detalhes da operação de busca para se posicionar.

Na Assembleia Legislativa informou-se que o ex-secretário adjunto da Secretaria da Administração, Nelson Nappi, teria sido um dos alvos das prisões. Também o engenheiro agrônomo Luiz Carlos Hessmann, ex-presidente da Epagri, foi  preso pela Policia Federal.

Segundo os delegados e auditores da Receita Federal, as investigações apuraram volume total de sonegação de 100 milhões de reais de contratos da Secretaria da Administração com uma empresa prestadora de serviços.   

Continua depois da publicidade

Como o nome da operação  foi dado porque esta empresa presta serviços no sistema prisional do Estado,  tudo indica que trata-se da Ondepresb. Seus diretores também foram alcançados pela operação federal. No fim da tarde desta quinta-feira (30) a empresa se manifestou dizendo que vai se pronunciar somente depois de se inteirar das investigações.

A denúncia contra a Epagri refere-se a compra de equipamentos de tecnologia e contratos de extensão de garantia, ainda segundo a Policia Federal. O valor apurado ali seria de R$ 25 milhões de reais.