O governador Eduardo Pinho Moreira sinaliza uma determinação política singular nestes primeiros dias de interinidade, com múltiplas ações que projetam sua imagem no Estado e fortalecem sua liderança no PMDB.
Continua depois da publicidade
São vários os indicativos nesta estratégia inovadora: ao contrário do governador Raimundo Colombo, que evitou a imprensa desde que foi delatado pelos diretores da Odebrecht e fugiu do palco político estadual, Eduardo Moreira atende os jornalistas com solicitude, dá transparência a todos os atos, movimenta-se com agilidade em todas as áreas e, sobretudo, assume pessoalmente os discursos e as ações nas prioridades que fixou: saúde e segurança. O anúncio previsto para hoje, durante coletiva a imprensa, deverá dar maior visibilidade às ações de sua curta gestão.
No outro lado do rio, Eduardo Moreira age para fragilizar seu principal adversário, o deputado Gelson Merisio, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao governo. Duas decisões tomadas e já conhecidas identificam esta nova estratégia. A primeira: o principal afilhado de Merisio na diretoria da Celesc, James Giacomazzi (diretor de Distribuição) será substituído amanhã, durante reunião do Conselho de Administração pelo engenheiro Vitor Lopes Guimarães, atual assessor-técnico do presidente Cleverson Siewert. Será a principal alteração, eis que José Carlos Oneda, homem de confiança de Raimundo Colombo deixa o cargo dia 30 de março por vontade própria.
A segunda: o candidato a prefeito de Xanxerê pelo PMDB em 2016, Adenilso Biasus, integrará o primeiro escalão do governo Moreira. A definição do cargo se dará nas próximas horas. Biasus perdeu a eleição para Avelino Menegola, apoiado por Merisio, por apenas 24 votos. Xanxerê é a terra natal do candidato pessedista.
O local
Continua depois da publicidade
Ninguém pode ter dúvidas: o pior local para instalar a nova sede da prefeitura de Florianópolis é a SC-401. Já está congestionada. Quando há um pequeno acidente, o trânsito fica totalmente travado, prejudicando milhares de pessoas. E, para agravar, no verão os engarrafamentos são constantes e durante todo o dia. Obrigar os contribuintes a estas torturas é uma irracionalidade.
Curtas
*Presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, profere amanhã, às 19h, a Aula Magna da Escola Superior da Magistratura Catarinense.
*Fechada dobradinha do PP no Alto Vale: o ex-prefeito de Presidente Getúlio Nilson Stainsack disputará a Câmara dos Deputados, e Francisco Goetten de Lima concorrerá à Assembleia Legislativa.
Leia todas as publicações de Moacir Pereira
Veja também: