Os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo o Brasil divulgaram uma Carta Aberta em que enfatizam a importância do voto consciente nas eleições de outubro.
Continua depois da publicidade
Veja a íntegra:
“O COLÉGIO PERMANENTE DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS ELEITORAIS – COPTREL – vem, por esta, dirigir-se à NAÇÃO BRASILEIRA, para exortá-la ao exercício consciente da cidadania, mormente, neste importante momento por que passa o Brasil, às vésperas do sufrágio, nas urnas, dos nomes de seus novos representantes e mandatários na governança estatal, pelo exercício legítimo dos poderes políticos constituídos.
Como é consensual, todo povo é responsável pelo destino de seu país, de sua nação, por isso mesmo, sua participação na construção e na consolidação do processo democrático é indispensável.
É fundamental que seu voto seja consciente, compromissado com um projeto político de sociedade, assentada nos princípios gerais dos direitos humanos e sociais, na conformidade do respeito aos ditames da normalidade do estado democrático de direito.
Esta exortação assenta-se em três pilastras, cimentadas no trinômio CIDADANIA – POLÍTICA – DEMOCRACIA –, cujas bases, integradas, formam a chave que abrirá as portas para solidificar uma sociedade justa, solidária, correta, fraterna, com saúde, educação, segurança, viabilidade econômica e financeira, tudo voltado para um desenvolvimento socioambiental, cultural e econômico amplo e solidário.
Na CIDADANIA, dada pelo exercício legítimo dos direitos e deveres, tem-se a célula mater da sociedade organizada, ambiente este em que se desenvolve a prática POLÍTICA engajada, dada na vivência social, com responsabilidade, respeito aos outros seres e às normas que regem as interações sociais, pelas quais prospera o despertar da consciência cidadã, a serviço do aprimoramento do Estado, pelas trilhas da DEMOCRACIA, alcançada pelo voto livre, seguido da transparência e do controle social.
Por tudo isso e por muito mais, venha, junto, construir um país melhor para todos e do qual possa toda a nação orgulhar-se!
Primavera de 2018- Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais”
Leia também:
Eleições 2018: as incertezas do segundo turno
Continua depois da publicidade