A montagem de presépios que reproduzem de diferentes estilos o nascimento de Cristo em Belém continua sendo preservada nas Igrejas, espaços públicos e de milhares de famílias em Florianópolis e em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Na Praça XV de Novembro, por exemplo, está sendo reeditado o Presépio Natural e Artesanal, ideia inicial do folclorista, professor Franklin Cascaes que começou em 1973, com a colaboração do artista Gelci José Coelho, o Peninha. O primeiro foi montado na Trindade, com grande sucesso. No ano seguinte, abrilhantou a decoração da Praça XV de Novembro, tornando-se o Presépio Oficial dos Catarinenses.
Com o falecimento de Franklin Cascaes, Peninha assumiu a responsabilidade pela montagem do presépio, mantendo a mesma originalidade, com uso de catutos, barbas de velho e produtos locais.
A partir de 1993, o Presépio vem sendo montado pelo artista plástico Jone Cezar de Araújo.
Em 2016, o conjunto da obra recebeu o maior prêmio de reconhecimento pela originalidade e beleza: A Medalha de Honra ao Mérito Presepista da Federação Universal dos Presepistas. Ficou entre os cinco mais originais do mundo.
Continua depois da publicidade
O Presépio da Praça XV tem o patrocínio da Prefeitura da Capital, através da Lei de Incentivo a Cultura.
Outro presépio foi montado na Catedral Metropolitana, onde destacam-se belíssimas imagens dos personagens do nascimento e uma roda d’água, que recomenta à sua importância sócio econômica no Estado aos séculos passados.
Nas igrejas e área públicas centrais dos municípios da Grande Florianópolis, a tradição também está mantida.
Continua depois da publicidade