Na Praça XV de Novembro, no centro histórico de Florianópolis, o destaque deste fim de ano fica com o presépio natural artesanal. Ideia do professor Franklin Cascaes em 1973, teve sequência com seu discípulo Gelci José Coelho (Peninha) e continua com o artista Jone Cezar de Araújo. São usados materiais da Ilha, como catutos, barbas-de-velho, conchas, folhas, espigas de milho, cerâmicas etc. Com talento e criatividade, artistas e produtores mostram a riqueza natural da Ilha de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Reitor: arquivo
A sindicância instaurada na Polícia Federal contra a delegada Erika Marena, que pediu a prisão do falecido reitor Luiz Carlos Cancellier na Operação Ouvidos Moucos, foi arquivada “por falta de fundamento”. O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, anunciou que vai nomeá-la superintendente da PF em Sergipe e está comunicando o fato ao ministro da Justiça, Torquato Jardim.
Golpistas
Criminosos do Mato Grosso, São Paulo e Pernambuco estão aplicando um novo golpe no sistema bancário. Fazem depósitos nas máquinas do caixa eletrônico usando envelopes vazios. Ligam para os titulares dizendo que fizeram operação errada e pedem para estornar quantia na conta dos golpistas. Gerentes aconselham clientes a ligarem para a polícia quando receberem tais ligações.
Continua depois da publicidade
Médicos
O Sindicato dos Médicos de Santa Catarina encerrou as atividades de 2017 com homenagens a vários profissionais. Os cardiologistas Tales de Carvalho e Walter da Luz receberam títulos de sócios vitalícios. Pelo conjunto da obra foram diplomados os médicos Amaury Machry, Ângelo Ferreira da Silva, Afonso Marcio Batista da Silva, Fernando Menegazzo Rosa, Franz Willy Nietsche Cruz, Homero Garofallis Ribeiro, Irae Ruhland, Jani Rogerio Vieira Wolff, Jorge Alberto de Mattos, Nonohai Cunha da Silva, Otavio Galvao Filho,Paulino Lucianetti Neto, Rui Martins Iwersen , Tales de Carvalho, Walter da Luz e Wilson Leitão Leite.
Novas taxas
Como costuma ocorrer todo fim de ano, a Assembleia Legislativa aprovou na última sessão projetos governamentais que reajustaram o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Foram criadas também oito novas taxas na Secretaria de Segurança Pública e alterados preços de outros tributos.