O prefeito Gean Loureiro anunciou que vai procurar o conselheiro Luiz Eduardo Cherem na próxima segunda-feira para prestar esclarecimentos sobre o edital para construção da Marinha da Beira Mar Norte, em processo de licitação para concessão a iniciativa privada.

Continua depois da publicidade

Naquela ocasião vai protocolar um pedido de reconsideração de suspensão do edital com base nos entendimentos havidos com a conselheira Sabrina Iocken, que autorizou o lançamento do edital.

Loureiro informou que o edital foi estudado durante vários meses e que seis consórcios empresariais retiraram o edital. E que pelo menos duas empresas estão interessadas em participar.

Hoje pela manhã a prefeitura divulgou uma nota sobre o projeto da Marina da Beira Mar Norte, com várias explicações.

Confira:

Continua depois da publicidade

“Por mais que seja uma suspensão "cautelar", ou seja, uma suspensão por precaução, até que o município possa responder as dúvidas do Tribunal de Contas, a Prefeitura recebeu a medida com certa surpresa. 

Isso porque o município construiu um dos editais mais transparentes e discutidos da história de Florianópolis, acompanhado passo a passo pela imprensa e órgãos de controle. 

A proposta foi aberta para sugestões nacional e internacional por 90 dias, por exemplo. Algo que não é obrigatório. 

Depois, foram mais de 6 meses discutindo com a área técnica do TCE, bem como com o Observatório Social de Florianópolis, acatando dezenas de sugestões de ambos. 

Continua depois da publicidade

Aliás, sobre as sugestões do TCE, a Prefeitura acatou mais de 90%, mesmo não sendo obrigatórias. 

As que restaram, o município vinha discutindo com a Conselheira relatora do processo. 

Em alguns desses casos, a área técnica da Prefeitura que trabalhou no edital optou pela manutenção da sua visão para alcançar uma maior concorrência nas propostas. 

Há pequenas divergências em alguns ítens do modelo de negócio entre a área técnica que construiu o edital e técnicos do TCE, o que o município vai buscar um entendimento ainda na próxima segunda-feira. 

O receio é deixar o edital sem interesse para investidores. 

Se mesmo com os argumentos técnicos, o TCE manter a posição contra essas características do edital, a Prefeitura vai readequar o edital e abrir um prazo de 30 dias para abertura de propostas, para que a cidade não deixe de ter um equipamento tão importante, quando o Parque Marina Beira-Mar Norte.”