A tentativa do prefeito de Miguel Pereira (RJ) de sequestro da locomotiva Pacific 53,  monumento histórico que enriquece o Museu Ferroviário de Tubarão, soa como mais um deboche do governo federal contra o patrimônio de Santa Catarina. A autorização foi dada pelo ministro dos Transportes, Cesemiro Silveira (PR), atendendo pedido do correligionário, André Português (PR).

Continua depois da publicidade

A tentativa mereceu forte reação popular no Sul, especialmente depois que um incêndio destruiu o Museu Nacional do Rio de Janeiro, o um dos maiores patrimônios culturais do país ao longo de 200 anos. Provoca, também, apreensão em relação a edifícios públicos estaduais e municipais que estão se deteriorando em Santa Catarina. De igual intensidade, o Arquivo Público do Estado, sempre relegado a quinto plano, hoje no prédio semidestruído da extinta Imprensa Oficial, à procura de nova sede.

Segundo informaram ao prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), o prefeito Português é afilhado político do presidente da Câmara Federal, deputado Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM. Ele se revelou um político mal educado. Visitou Tubarão, sequer falou com o prefeito e avisou que ia levar a locomotiva.

A Câmara de Tubarão está aprovando lei de tombamento da locomotiva para evitar o sequestro. Os ministérios públicos Federal e de Santa Catarina se uniram para ingressar com ação pública contra a transferência. A Fundação Catarinense de Cultura enviou técnicos a Tubarão para o processo de tombamento como patrimônio da cidade e do Estado. E o prefeito Ponticelli está disposto a apelar à Polícia Militar e acionar a Guarda Municipal para barrar a descabida pretensão do prefeito fluminense.

O falecido senador Luiz Henrique costumava repetir que um Estado sem cultura é “um depósito de gente”. 

Continua depois da publicidade

Muito mais: um povo sem memória é um povo sem futuro.

 

Curtas

*Sindicato dos Engenheiros ouve hoje, às 8h30min, o candidato ao Senado Raimundo Colombo. Tem agendados encontros com Gelson Merisio (10/9), Décio Lima (11/9) e Mauro Mariani (12/9).

*Advogado Rogério Portanova (Rede) é o que mais tem defendido a adoção de tecnologia na estrutura de saúde. Destaca o programa Watson IBM.

*Espaço Cultural do BRDE inaugural hoje a exposição de bordados “As linhas do corpo”, com trabalhos de 28 bordadeiras catarinenses.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira