Integrantes das bancadas federal e estadual do PP decidiram, em reunião realizada quinta-feira (26) na Capital, oxigenar a candidatura do deputado Esperidião Amin ao governo do Estado. Um plano de ação, para visitas a todas as regiões, encontros com os pré-candidatos à Câmara Federal e Assembleia Legislativa, começará a ser executado a partir de maio, segundo o presidente do diretório estadual, deputado Silvio Dreveck.

Continua depois da publicidade

Esta nova mobilização dos progressistas indica duas situações. A primeira, pela posição privilegiada de Esperidião Amin, que é um dos nomes mais reconhecidos no Estado. Considerado favorito na disputa de uma das duas vagas ao Senado, Amin passou a ser considerado também uma alternativa ao governo. Até o governador Eduardo Moreira alertou seus correligionários e aliados no início do ano que se não houver unidade “vão colocar o governo no colo do Amin”. Colocar fermento agora na campanha significa admitir que lá na frente a candidatura será avaliada.

 

Leia também: Sérgio Moro e Luís Roberto Barroso estarão em evento em Florianópolis

 

Continua depois da publicidade

A segunda situação tem relação com 2014. O PP não quer correr o risco de isolamento. Mantém apoio integral à pré-candidatura de Gelson Merisio (PSD), seu aliado prioritário. Quer ter o PSDB na coligação, sob a alegação de que os partidos que propõem mudanças, desde 2014, são o PP, o PSDB e o PSB. Mas vai se preparando.

Num cenário nebuloso e indefinido, ficam todos atrás do toco para avaliações. E, alguns, temendo revelações da Lava-Jato.

 

Bazuca

O tiroteiro entre o PSD e o PMDB em Santa Catarina tende a se agravar nos próximos meses. Os jornais do Oeste catarinense estão trazendo em manchete esta semana declarações do deputado Gelson Merisio, em entrevista a Marcos Schettini. O presidente estadual do PSD disparou:  “Pinho Moreira trabalha pouco, é incompetente e caroneiro”.

 

Maçonaria

Nova sede do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, situada na SC-401, próxima da antiga sede da Polícia Rodoviária, será inaugurada amanhã, ás 16h. O Grão Mestre Adalberto Eyng receberá as principais autoridades maçônicas do Brasil e de vários Estados. Funcionará ali apenas a sede administrativa. Não haverá templo. O projeto é do arquiteto Giovani Bonetti. Visto de cima, o prédio tem a forma de esquadro e compasso.

Continua depois da publicidade

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira