O porto de Itajaí, situado no Norte de Santa Catarina, constitui na atual temporada a principal atração para cruzeiros marítimos no litoral brasileiro e no Cone Sul. É o único na região sul do Brasil autorizado a realizar operações de embarque e desembarque para cruzeiros na costa.

Continua depois da publicidade

Ali vem operando o MSC Sinfonia, navio cruzeiro reformado em 2015, com 58 mil toneladas, dez decks e capacidade para 2 mil passageiros.

O primeiro embarque deu-se no dia 14 de dezembro e o último neste fim de semana. Os hóspedes celebraram o Natal a bordo. Enfrentaram uma tempestade no Rio Grande do Sul, que passou rápido e depois viajaram com tranquilidade.

A operação de desembarque deu-se dentro da maior tranquilidade em Itajaí. A Prefeitura, de comum acordo com o trade turístico e as autoridades da Receita e Polícia Federal, montaram um esquema especial. As milhares de malas foram embarcadas e desembarcadas no Centro de Eventos e os passageiros foram transportados de ônibus até o porto.

O antigo terminal de cruzeiros, situado no centro histórico, foi demolido para ampliação do rio Itajaí-Açu, e melhoria do porto, que deverá opera em 2020 com navios com mais de 360 metros, os da categoria Post Panamax. São os navios de carga que hoje predominam no mercado mundial e já navegam por águas brasileiras.

Continua depois da publicidade

Obras de ampliação da bacia de evolução estão sendo concluídas para permitir manobras do gigante dos mares.

Cruzeiros

O prefeito Volnei Morastoni (MDB), que vem se empenhando para tornar Itajaí um novo polo de cruzeiros marítimos em Santa Catarina, anunciou que a MSC está projetando operar no futuro com navios de maior porte, que hoje fazem cruzeiros pelo Brasil, Uruguai e Argentina. Para a atual temporada estão previstas 13 escalas do MSC Sinfonia.