A população de Florianópolis vibrou de felicidade e emoção na reabertura da Ponte Hercílio Luz hoje pela manhã em Florianópolis. Milhares de pessoas estiveram presentes no ato oficial realizado na cabeceira insular.
Continua depois da publicidade
Pessoas de todas as idades, raças e cor circularam com explosão de alegria na abertura da passarela do lado da Ilha, fotografando, filmando, vibrando, cumprimentando amigos, enfim, revelando impressionante entusiasmo com a obra que finalmente é entregue ao público.
Nas manifestações ficou a sensação de pertencimento pelos presentes tanto dos pedestres como dos motociclistas e motoristas de veículos antigos que tiveram o privilégio da presença inaugural.
O forte calor que marcou o penúltimo dia do ano na Capital não mudou o astral de ninguém na reinauguração da Ponte Hercílio Luz. Uns se protegiam do sol com bonés, chapéus; outros com sombrinhas e guarda-chuvas, tudo num clima de confraternização entre amigos, familiares e desconhecidos.
No lado do Continente, a abertura da passarela de entrada também ocorreu dentro da maior tranquilidade e disciplina, sem qualquer ocorrência a lamentar.
Continua depois da publicidade
As pessoas com mais de 38 anos de idade – a ponte foi interditada em 1982 – que circularam pela Hercílio Luz viveram emoções diferentes. Em primeiro lugar, a cor do monumento, tradicionalmente preta, e agora com a reabertura mais bonita, porque prateada. A escolha da cor deu-se por critérios técnicos, visando justamente a proteção da estrutura.
Outra diferença em relação à anterior: o leito central para os veículos. Desde a construção era com trilhos de madeira, que exigiam alguma habilidade aos motoristas. No governo Ivo Silveira, as madeiras foram substituídas pelo asfalto.
Agora, a nova ponte tem estrutura de aço com placas furadas, que dão mais segurança e permitem melhor avaliação para manutenção, segundo os engenheiros.
Quem acompanhou a estrutura pode testemunhar: não é uma ponte reformada. A rigor, é uma nova ponte, portanto, com prazo maior de vida.
Continua depois da publicidade