Impressionantes as manifestações de apoio aos caminhoneiros, decorridos sete dias de paralisação  Mesmo sofrendo as consequências do desabastecimento e a falta de combustíveis, setores da sociedade apoiaram e aplaudiram o protesto. Sinal inequívoco de que os caminhoneiros não estavam lutando apenas pela redução nos preços do óleo diesel.

Continua depois da publicidade

Eles estão representando os brasileiros indignados com onda de corrupção que dominou Brasilia O governo de Michel Temer, do MDB, sim. Mas os parlamentares, políticos e dirigentes do PT, do PSDB e de todos os envolvidos escândalos. Foram condenações ao ineficiente, aos estelionatários do Planalto Nacional. O Judiciário foi salvo, mas o Supremo Tribunal Federal não escapou das violentas críticas.

Leia todas as notícias sobre a greve

O basta que se espalhou pelo Brasil em incontáveis passeatas, carreatas e concentrações populares, sem qualquer orientação partidária e sindical, é outro fato absolutamente insólito.

Em ônibus que circularam em Florianópolis foram coladas adesões no vidro dianteiro: “Somos todos caminhoneiros”.  Em Barra Velha, quando caminhões do Exército transportando tanques de guerra cruzavam a BR-101, grupos de populares com entusiásticos aplausos  E não era para punir os manifestantes. Era pela intervenção militar. Faixas enormes foram fixadas no Vale do Itajaí em caminhões dizendo apenas “Intervenção Militar Já”, a refletir o descontentamento geral com os governantes e os políticos de Brasilia. Declaração de apoio do cantor Roberto Carlos em São José do Rio Preto se espalhou rapidamente por todo o Estado. Outros vídeos de militares apoiando os caminhoneiros se juntaram a grandes protestos na Grande Florianópolis e pelo resto de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A população cansou. Dramático é constatar que 7 de outubro não oferece perspectivas.

Mobilização

Impressionante, inédito e histórico Mesmo sem combustíveis, setores da população se mobilizaram no último fim de semana para inúmeras manifestações pacíficas e ordeiras em todas as regiões do Estado. Todos com bandeiras do Brasil, camisas da Seleção ou só verde e amarelo. Não se viu uma única bandeira do PT, da CUT, do MST e congeneres.

Impressionaram com a agilidade e a capacidade de organização.

Inédito

O deputado Darci Matos (PSD) viajou no fim de semana para vários compromissos no Vale do Itajaí e no Planalto Norte. Ficou impressionado com o que viu. Manifestações de adultos, jovens e até crianças, de carros, motos e bicicletas, com bandeiras do Brasil, dando apoio aos caminhoneiros. Onde tudo isso vai parar, não sabe.

Perdas

O comércio de Florianópolis sofreu prejuízos acima de 55% no faturamento diário, segundo levantamento feito pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Florianópolis A queda no movimento do comércio foi de 69%.

Realmente o que se viu no fim de semana: ruas desertas, restaurantes vazios, lojas sem clientes e serviços praticamente paralisados.

Continua depois da publicidade

Diesel

Secretário da Fazenda, Paulo Eli, admite negociação para redução dodo ICMS, hoje em 12%, desde que haja compensação do governo federal. A alíquota já é a menor do Brasil e igual nos Estados do Sul. Nova reunião do Conselho de Política Fazendária (Confaz) será realizada amanhã, mas será virtual. Maior preocupação da Secretaria da Fazenda: a queda da receita pela paralisação ou diminuição do movimento comercial.

Assustador

Os técnicos da Secretaria da Fazenda não têm neste momento dados seguros para avaliar quanto haverá de queda da receita do ICMS pela greve dos caminhoneiros. Há um cálculo de redução de 1/30 avos por dia de greve. Uma semana corresponderia a 25% da arrecadação. Assim, o Estado pode estar perdendo mais de R$ 400 milhões de ICMS. É assustador!

Suspensão

Procedimentos médicos, incluindo cirurgias eletivas, estão suspensas no Hospital Baía Sul, Imperial Hospital de Caridade, Hospital SOS Cárdio, Hospital da Unimed e Clínica Santa Helena. Todas as unidades particulares e filantrópicas guardam os estoques para garantir assistência às emergências médicas.

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também: 

Pedestres e ciclistas fazem protestos em apoio aos caminhoneiros em SC

Estado considera greve legítima e mantém negociação para escoltar cargas essenciais 

Como estão os aeroportos de SC e o que fazer se você tem voo programado