Ao fazer o percurso de estreia do “Circular Viva Ponte”, na companhia de secretários, vereadores e profissionais de imprensa, o prefeito Gean Loureiro manifestou a esperança de que o projeto venha melhorar a mobilidade urbana em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Os micro ônibus oferecem mais conforto do que os coletivos do sistema de transportes urbanos da Capital: tem ar condicionado, acesso pra cadeirantes, internet com cabo e com wi-fi, todos envidraçados para permitirem visibilidade plena dos passageiros e conforto para todos os usuários.
O objetivo da prefeitura é incentivar o uso do circular para reduzir o trânsito de carros particulares. Por isso, o trajeto começa no Terminal Urbano de Florianópolis, ao lado da Praça Fernando Machado, bem no coração da cidade, sobe em direção a Praça XV de Novembro, passa pelo Teatro Álvaro de Carvalho e vai em direção a Beira Mar Norte até atingir a Ponte Hercilio Luz.
Gean Loureiro explicou que este roteiro também incentivará os turistas por se constituir numa espécie de city tour, recurso usado por milhões de visitantes em todas as cidades do mundo.
Outra inovação executada pela Prefeitura consiste na faixa exclusiva para ônibus em várias vias de grande densidade. No comparativo com os veículos particulares, os ônibus cumprirão os roteiros em muito menor tempo.
Continua depois da publicidade
O prefeito convidou engenheiros, técnicos e dirigentes das empresas que recuperaram a Ponte para acompanharam a primeira viagem do Circular Viva Ponte, que funcionará gratuitamente nos primeiros 30 a 60 dias, para pesquisas, avaliações e modificações eventuais.
Estavam no roteiro os engenheiros Pedro Faro, supervisor da Teixeira Duarte e responsável por 80% das obras de restauração, e João Motta, da RMG, que elaborou o projeto e foi responsável pela supervisão.
Ambos manifestaram-se entusiasmados com a receptividade do povo de Santa Catarina com a reabertura da Ponte e o resultado de um penoso trabalho de quatro anos.