Está prevista para esta terça-feira (3), em São Paulo, a filiação de dois prefeitos de importantes cidades de Santa Catarina no Podemos, o partido que estreou nas eleições presidenciais de 2018 com o senador Álvaro Dias do Paraná, seu fundador e liderança de maior expressão nacional.
Continua depois da publicidade
Os prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt, e de Balneário Camboriu, Fabricio de Oliveira, deverão formalizar inscrição durante ato na capital paulista que terá a presença dos principais dirigentes, incluindo a presidente nacional Renata Abreu.
O ex-deputado Paulinho Bornhausen, que vem fazendo contatos há meses com prefeitos, vices e outros líderes políticos aqui no Estado, está viajando esta manhã a capital paulista para participar do evento partidário. A filiação de Mário Hildebrandt ganhou consistência durante a Oktoberfest, em outubro, quando lá esteve o senador Álvaro Dias.
Mário Hildebrandt e Fabricio de Oliveira foram eleitos pelo Partido Socialista Brasileiro, partido que cresceu em Santa Catarina quando presidido por Paulinho Bornhausen. Ele seguiu o pai, o ex-senador Jorge Bornhausen, no apoio declarado à candidatura presidencial do falecido governador de Pernambuco, Eduardo Campos.
No ano passado, o PSB catarinense sofreu intervenção federal para mudança do comando no Estado. O objetivo foi entregar a direção dos socialistas ao ex-vereador Adir Gentil e ao ex-prefeito de Palmas, no Tocantins, o empresário Carlos Amastha.
Continua depois da publicidade
Os novos dirigentes tinham articulado aliança com o prefeito Gean Loureiro, do DEM, em seu projeto de reeleição. No início do ano, nova intervenção, sob alegação de que o PSB socialista vai integrar Frente Popular em todos os municípios com mais de 200 mil habitantes. Os prefeitos Mário Hildebrandt e Fabricio de Oliveira foi eleitos em 2016 filiados ao PSB socialista.