A primeira semana da Quaresma terá um novo fato político em Santa Catarina. Será na próxima segunda-feira com a posse de Eduardo Pinho Moreira no governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Oficialmente, interinidade para que o governador Raimundo Colombo viaje à Espanha, onde participará de seminário. Na prática, estará efetivado para cumprir mandato de fato como governador, pela segunda vez, durante os próximos 10 meses e 14 dias.

Colombo só não renunciará no dia 16 de fevereiro para manter o foro privilegiado até 7 de abril. Depende, ainda, das investigações sobre a delação de diretores da Odebrecht, em tramitação no Superior Tribunal de Justiça. O atraso na conclusão do inquérito aumenta a preocupação e a expectativa no grupo colombista.

O PMDB transformará a posse de Eduardo Moreira num acontecimento de repercussão estadual. Primeiro, será no Centro Sul, onde ocorreram as duas pomposas solenidades de posse do falecido governador Luiz Henrique da Silveira, o principal líder do partido. A viúva do ex-senador, Ivete Appel Silveira, que marcou presença na posse do deputado Aldo Schneider na presidência da Assembleia Legislativa, recebeu convite especial para a festa de sexta-feira.

Aliados do vice-governador, que está retornando de Portugal após o Carnaval, estão mobilizando lideranças de todas as regiões do Estado, exatamente para marcar a transição e dar projeção à sua liderança.

Continua depois da publicidade

A programação que está sendo montada é interpretada como o marco zero dos atos que tendem a projetar a imagem do novo governador, firmando seu nome como candidato ao governo estadual.

A conferir como Mauro Mariani e o PSD, maior aliado, irão reagir. E como será feita a transição dos cargos comissionados.

Prédio na SC?

A Prefeitura de Florianópolis também quer comprar um edifício novo para se instalar. A ideia inicial de comprar de um prédio na SC-401 merece ser rejeitada de pronto pelo prefeito Gean Loureiro e por toda a comunidade. É a rodovia mais movimentada do Estado e já está totalmente estrangulada. Ali, aliás, devem ser vetados todos os projetos de órgãos públicos ou empresas particulares que mobilizam público elevado.

O perfil

Governo estadual tem atualizado pesquisas sobre os nomes mais fortes para o governo e Senado nas próximas eleições. Cuidado especial com o perfil dos candidatos e o desejo do eleitor. Partidos fazem o mesmo. Dirigentes fazem análises durante este Carnaval. Uma consulta do Instituto Mapa identificou o que o eleitor quer:  ficha limpa (69%), honestidade (66%), capacidade de gestão (32%), experiência (22%) e não ser um politico carreirista (13%).

Continua depois da publicidade

Prescrição

Senador Romero Jucá (PMDB) teve arquivada denúncia por prática de corrupção: desvio de dinheiro para creches. Motivo: prescrição do prazo. O processo tramitou por 14 anos no Supremo. Quer dizer: uma vergonhosa lentidão. No STF tramitam hoje 193 inquéritos, 36 denúncias e sete ações penais relacionadas à Lava-Jato. Ninguém foi condenado. Na primeira instância foram condenados 133 ladrões do erário.

Curtas

*Com os desfiles das escolas de samba em Florianópolis começando às 23h, a tendência é de maior esvaziamento. As duas primeiras escolas estavam fraquíssimas e as arquibancadas com muitos clarões.    

*Colégio Sinodal Ruy Barbosa reinicia as aulas nesta quarta-feira comemorando 70 anos de excelentes serviços prestados à educação em Rio do Sul e Santa Catarina. É ligado à Comunidade Luterana do Vale.

*Presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina, Gilberto Teixeira, parabenizou o vice-governador Eduardo Moreira pela escolha do professor Alceu de Oliveira Pinto para o cargo de secretário de Segurança.

Continua depois da publicidade

 

Leia todas as publicações de Moacir Pereira

Leia também:

Sucessão estadual muda com a prisão de João Rodrigues

Rodovia entre Alto Vale e Planalto Norte está próxima da realidade

Questão de royalties do petróleo produzido em SC está pautada para março no STF