A Executiva Estadual do PMDB estará reunida hoje para decidir sobre a realização de prévias visando a escolha do candidato ao governo.

Continua depois da publicidade

A proposta, formalizada pelo presidente do partido, Mauro Mariani, é polêmica. O prefeito de Joinville, Udo Döhler, já se manifestou publicamente contra a ideia. O governador Eduardo Pinho Moreira não tem o menor interesse em sua realização.

Se for aprovada pela Executiva, revelará em primeiro lugar que Mauro Mariani tem o comando do processo na cúpula partidária.  Neste caso, uma comissão deverá decidir sobre as datas de inscrições e de realização da consulta partidária.  Mariani tem enfatizado que as prévias devem ser realizadas em março. Ocorrendo, o maior prejudicado será Eduardo Moreira, cuja caneta estará cheia de tinta só a partir de abril, quando Raimundo Colombo deverá renunciar ao governo.

A proposta de prévias, a rigor, é um xeque-mate na liderança do vice-governador, pois ele tem dito que seu candidato é Mauro Mariani. Terá, pois, dificuldades politicas de inscrever-se.

Nos bastidores do PMDB, está no palco apenas a candidatura de Mauro Mariani. O prefeito Udo Döhler não se apresenta ainda como candidato, mas quando posiciona-se contra as prévias está sinalizado duas posições: admite claramente ser o candidato ao governo ou tem um outro nome que não Mariani para disputar a majoritária.

Continua depois da publicidade

No PMDB, corre por fora sem qualquer movimentação o senador Dário Berger. Declara-se que está desmotivado, que a judicialização da política só provoca desânimo e não admite disputar o governo.

É, contudo, considerado dentro e fora do partido como o mais popular e o mais perigoso para os demais candidatos.

Posse

Começaram a circular os convites para a posse do deputado Aldo Schneider, do PMDB, na presidência da Assembleia Legislativa, no lugar do deputado Silvio Dreveck, do PP, que renunciará, cumprindo acordo politico. Será as 15h do dia 6 de fevereiro. Na mesma tarde, às 14h, serão iniciados os trabalhos com a leitura da tradicional mensagem anual do governador.

Leia mais notícias de Moacir Pereira