Governador em exercício Eduardo Moreira cancelou viagem a Brasília em função dos fatos novos com a intervenção no Rio. Dará posse hoje, às 9h30min, ao professor Alceu Pinto na Secretaria de Segurança, e às 13h30min do auditor Paulo Eli na Secretaria da Fazenda. Às 15h30min, Moreira se reunirá pela primeira vez com a bancada do PMDB na Assembleia, que terá hoje almoço com o presidente Aldo Schneider.
Continua depois da publicidade
Posse
Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina marcou para o dia 12 de março, às 18h, na sala de sessões do Tribunal de Justiça, a posse de sua nova direção. Assumirá a presidência o desembargador Ricardo Roessler, empossado como juiz eleitoral e eleito no ano passado. E tomará posse na vice-presidência e Corregedoria-Geral Eleitoral o desembargador Cid Goulart Junior, eleito este ano.
Controle
Prioridade absoluta a ser anunciada hoje pelo novo secretário da Fazenda, Paulo Eli: repassar rigorosamente todos os meses 14% da receita para o setor saúde, junto com o duodécimo dos poderes. Segundo: controle das despesas com contratos a cada quatro meses. Sua equipe está concluindo levantamento sobre todos os setores para definir com o governador quais os enxugamentos e cortes a serem aplicados.
Continua depois da publicidade
Celebração
Os 16 anos de operação da Usina Machadinho foram comemorados com várias atividades. Gerando energia para todo o Brasil, o consórcio já investiu R$ 10 milhões em projetos comunitários e sociais. No período, foram repassados à União, Estado e municípios R$ 358 milhões a título de compensação financeira. Com potência de 1.140 MW, Machadinho fica no rio Pelotas, entre Piratuba (SC) e Maximiliano de Almeida (RS).
Refis
Presidente da Frente das Micro e Pequenas Empresas no Congresso, o deputado Jorginho Mello (PR) tem reunião agendada para hoje com o presidente do Senado, Eunício de Oliveira. Apelará para que seja pautada a votação da derrubada do veto presidencial que impediu a criação do Refis para os pequenos negócios. Segundo Mello, são 600 mil pequenos empresários em dívida com a Receita Federal.
Visto
A primeira quinzena de fevereiro registrou aumento de 70% nos pedidos de visto de turistas americanos, no comparativo com o mesmo período do ano passado. O incremento é consequência da adoção do visto eletrônico, lançado pelo presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, em janeiro, em Nova Iorque. Houve aumento de 26% dos requerimentos de turistas do Japão e de 57% dos australianos.
Leia todas as publicações de Moacir Pereira
Veja também: