Ao assumir o governo do Estado, em solenidade na Assembleia Legislativa, Eduardo Pinho Moreira fez discurso político. Prestou contas da interinidade, reiterou compromissos com a saúde e a segurança pública e anunciou novas medidas. Discurso também de quem é candidato à reeleição. O presidente da Assembleia, Aldo Schneider (PMDB), era o mais empolgado depois da assinatura do ato de posse.
Continua depois da publicidade
A ausência
O presidente estadual do PSDB, deputado Marcos Vieira, foi a ausência mais lamentada na festa de despedida do prefeito Napoleão Bernardes. O líder tucano revelou insatisfação com a perda da prefeitura de Blumenau e sua transferência para Mário Hildebrand (PSB). Havia negociação para que Hildebrand se filiasse no PSDB, o que acabou não acontecendo.
Sepultado
O governador Raimundo Colombo (PSD) circulou por todas as regiões de Santa Catarina realizando reuniões com prefeitos, vices e dirigentes sobre o Fundam-2. Prometeu a distribuição de R$ 720 milhões que, segundo garantia, estavam liberados pelo BNDES. O prazo foi prorrogado por Colombo muitas vezes.
Continua depois da publicidade
Eduardo Moreira disse: “O Fundam-2 está morto e sepultado.”
É completo
O PMDB tem a partir de agora a prefeitura de Florianópolis, com Gean Loureiro; a presidência da Assembleia Legislativa, com o deputado Aldo Schneider; e o governo do Estado com Eduardo Moreira. Destaque feito pelo fundador do partido, Saulo Vieira, numa roda de deputados. Quando lembraram que também a presidência com Michel Temer, Saulinho rebateu: “Esquece!”
Vela
Governador Eduardo Pinho Moreira se declarou empolgado com o nível técnico, a organização e a beleza da Vila da Regata de Itajaí, que hospeda a nova etapa da Volvo Ocean Race, o maior evento de velejadores do planeta. Ficou tão empolgado que decidiu não extinguir a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte. Citou Vinicius Lummertz e Leonel Pavan pela decisão.
Moralização
Do promotor de Justiça Henrique Limongi sobre a decisão do STF de negar habeas corpus a Lula: “A concessão abriria gravíssimo precedente. O paraíso da bandidagem que se entremostra. Seria a absoluta desmoralização do que se chamava de Justiça no Brasil. Estaria assegurada a licença para delinquir”.
Canalha
Em vídeo que está circulando na internet, o presidente estadual do PT, deputado federal Décio Lima, dispara violentamente contra o juiz Sérgio Moro, unanimidade no Brasil e no exterior como magistrado íntegro, corajoso, independente e de atuação irrepreensível. Classificou Moro de “crápula” e “canalha”.
Continua depois da publicidade
E a bandeira da ética na política, Décio?
Curtas
*Marcada para o dia 10 de maio, às 10h, a posse do jornalista e escritor Apolinário Ternes, de Joinville, na cadeira 8 da Academia Catarinense de Letras.
*Renovação Carismática Católica promove amanhã, às 8h, em Palhoça, o Fórum Sociedade e Bem Comum, com palestras sobre “Fé e Política” de Dom Wilson Jönck e Sérgio Zavaris.
Leia outras publicações de Moacir Pereira
Veja também: