Pesquisas eleitorais continuam no centro dos debates em todas as campanhas e eleições. O protagonismo que se registrou em anos anteriores vem perdendo consistência. Mas elas costumam ser um divisor. Até agora só os partidos políticos realizaram suas consultas internas, cada um com os seus números.

Continua depois da publicidade

E há expectativa por números independentes, principalmente para a corrida ao governo do Estado e à Presidência. Curiosamente, o cenário está mais impreciso na campanha presidencial do que ao governo. A campanha ao Centro Administrativo está polarizada, pelas estruturas, tempo de TV e infantarias, entre Mauro Mariani (MDB) e Gelson Merisio (PSD), seguindo-se num segundo patamar Décio Lima (PT). A conferir os números da primeira prévia.

Em relação à Presidência não haverá surpresas se a liderança apontar o deputado Jair Bolsonaro. Manteve-se praticamente na mesma posição desde o ano passado. Quando mais é atacado, mais se consolida. A declaração de Fernando Henrique Cardoso, de que o PSDB se uniria ao PT para derrotar Jair Bolsonaro no segundo turno, só veio favorecer o candidato do PSL. FHC, ultimamente, anda dizendo besteiras.

O “mito” foi abraçado pelos eleitores jovens. A pesquisa dirá se Bolsonaro derreteu como anunciaram ou se permanece fortalecido pela adesão majoritária da juventude.

 

Continua depois da publicidade

Azambuja

Com procissão luminosa ao Morro do Rosário, seguido de um show pirotécnico, começa amanhã a programação da Festa deNossa Senhora de Azambuja, em Brusque. O arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, que está comemorando 15 anos de episcopado, celebrará a missa solene no domingo. A receita dos eventos será destinada à manutenção do hospital, do Santuário e do Seminário de Azambuja.

 

Curtas

* O ex-secretário do Planejamento Danilo Cunha cancelou filiação no MDB depois de 40 anos.

* Marcada para o dia 31 de agosto, às 18h, a posse dos juízes Haidée Denise Grin, Selso de Oliveira e Antônio Zoldan da Veiga no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

* A Universidade do Estado de Santa Catarina instalará o escritório da Education USA. A instituição tem uma rede de 400 escritórios em 175 países. A Udesc é a primeira catarinense a integrar o programa.

Continua depois da publicidade

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Veja também: 

Patrimônio dos candidatos ao governo de SC supera R$ 7,7 milhões

As sugestões de entidades de SC para as prioridades do próximo governo na segurança pública