A operadora Tim está realizando testes de telefonia celular em 5G em Florianópolis, na frequência de 3,5 GHz. De acordo com as primeiras informações, a empresa quer desenvolver um centro de referência na capital catarinense, para oferecer serviços na rede de próxima geração voltados especialmente para a Internet das Coisas, em áreas como Cidades Inteligentes, Indústria 4.0 e Agricultura Inteligente. O projeto é feito em parceria com a Huawei e com a Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras).
Continua depois da publicidade
Os testes foram anunciados em Brasilia, durante o Painel Telebrasil 2019. O primeiro leilão do 5G será realizado pela Anatel em março de 2020; a TIM estima que a rede móvel de próxima geração entrará em operação comercial no Brasil em 2021.
O CEO Pietro Labriola disse que “a TIM quer ser pioneira e líder no 5G, tanto no Brasil quanto na Itália”. A Telecom Italia já implementou redes 5G nas cidades de Turim, Bari e Matera, assim como na república de San Marino.
Tech SC: fique por dentro do universo da tecnologia em Santa Catarina
Os testes com 5G foram confirmados por Leonardo Capdeville, Chefe de Tecnologia e Informação da Tim Brasil: “Em parceria com a Fundação CERTI, estamos contribuindo para que a capital catarinense se torne uma ‘cidade-laboratório’ do 5G e suas aplicações, a partir do fomento de novas tecnologias com a chegada da rede de quinta geração no país. Vamos gerar novos negócios nas cidades que receberão os projetos, impulsionando o desenvolvimento do país frente ao restante do mundo”.
Continua depois da publicidade