A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Santa Catarina vai sediar, no próximo dia 26, primeira audiência pública nacional convocada para debater a reforma política. Estarão presentes dirigentes da OAB nacional, das estaduais, parlamentares e cientistas políticos. A realização deste e de outros eventos da OAB estará sendo anunciada hoje, em Itá, no Oeste do Estado, durante reunião do Colégio de Presidentes, com a participação de 49 seccionais de todo o Estado.

Continua depois da publicidade

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço, participará do evento por meio de videoconferência. Tinha presença confirmada, mas permanecerá na Capital para receber o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Durante a transmissão pela internet, Collaço deverá anunciar a designação de 400 novos servidores que atuarão nas varas e comarcas mais carentes de estrutura hoje em SC.

O Colégio de Presidentes vai tratar, também, do projeto de eleição direta da Diretoria Nacional da OAB. O sistema vigente é de escolha indireta por apenas 81 integrantes do Conselho Federal, na base de três por Estado.

Este sistema arcaico vem merecendo críticas e contestações dentro e fora da corporação pelos equívocos e omissões do atual presidente da Ordem, Felipe Santa Cruz. Posiciona-se contra a Lava-jato e não faz críticas ao esquema de corrupção que destruiu a economia nacional. O presidente Rafael Horn levará para análise, finalmente, projeto de regulamentação da eleição de advogados para a lista do quinto constitucional.

Toffoli

O presidente do STF, Dias Toffoli, cumpre agenda nesta sexta-feira em Santa Catarina. Terá reunião com os desembargadores do Tribunal de Justiça e depois visitará o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal Regional do Trabalho. Chega ao Estado alvejado por críticas pesadas nas redes sociais contra suas polêmicas decisões.

Continua depois da publicidade

Leia também: Bolsonaro é esperado em três eventos em SC até o final de 2019