O presidente do MDB catarinense, Mauro Mariani, foi autorizado pela Executiva Estadual a iniciar negociações com outros partidos visando aliança para as eleições de outubro. A decisão refere-se a entendimentos de três cargos nas majoritárias, sendo um de vice-governador e dois ao Senado. O problema é que há dois postulantes ao Senado pelo MDB: o deputado Valdir Colatto e o ex-governador Paulo Afonso Vieira.

Continua depois da publicidade

 

Candidatíssimo

O ex-governador Paulo Afonso Vieira não abre mão de sua candidatura ao Senado pelo MDB. E deixou esta posição inarredável bem clara ontem na reunião ampliada da Executiva Estadual do MDB.
Ele já protocolou pedido de inscrição, vem comunicando a decisão a parlamentares, correligionários e dirigentes do partido.

Quem não gostou foi o presidente-candidato, Mauro Mariani.

Continua depois da publicidade

 

Cortes

A emenda do senador Dário Berger (MDB), que cancela os cortes de R$ 146,2 milhões do orçamento da União para rodovias em Santa Catarina, deve ser votada amanhã no Congresso Nacional. Já conta com assinaturas favoráveis de 60 parlamentares. Foi subscrita por todos os membros do Fórum Parlamentar Catarinense.

 

TRF4

Juiz Osni Cardoso Filho assume cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre


Prejuízos

O monopólio da Petrobras na distribuição do gás natural vem causando prejuízos incalculáveis à população e às indústrias que dependem deste insumo. O gás vendido no Brasil hoje é o mais caro do planeta. Custa o dobro do cobrado na Inglaterra, que nada produz. Análise feita pelo diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rodrigo Garcia, na reunião do Fórum Empresarial do Sul. No encontro, a defesa da criação de Fundo Especial de Investimentos.

 

Saúde

Presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar Paes Júnior, retomará esta semana contato com lideranças políticas visando a derrubada do veto do governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) ao projeto que fixa liberação do duodécimo dos recursos da saúde. Informou que o procurador-geral de Justiça, Sandro Ness, está apoiando a campanha da ACM.

Continua depois da publicidade

 

Eleição

O presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, incorporou-se ao grupo de líderes empresariais que lutam pela renovação na Confederação Nacional do Comércio. Ele integra a chapa de oposição presidida pelo comerciante Aldemir Santana, da Fecomércio do Distrito Federal. Breithaupt concorre ao cargo de vice-presidente administrativo.

 

Curtas

* “Não pague o pato, confie em quem apura o fato”, é o tema da campanha lançada pelo presidente da Acaert, Marcelo Petrelli, para combater fake news em Santa Catarina.

* O Hospital Florianópolis vem comemorando este mês 39 anos de fundação e não 30, como informado.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira