Faltando mais de um ano para as eleições municipais, as peças políticas começam a se movimentar em Joinville. O prefeito Udo Döhler (MDB), já reeleito, está fora da disputa. Seu favorito é o deputado Fernando Kreling. Corre por fora o ex-presidente da Celesc, Cleverson Sievert, revelação administrativa e política nas duas gestões de Luiz Henrique e Raimundo Colombo.
Continua depois da publicidade
Como o prefeito sofre desgaste, já se fala na hipótese de aliança do MDB com o PSL, visando reeditar dobradinha, na tentativa de reeleger o governador Carlos Moisés.
Neste início de semestre, consolidou-se a candidatura do deputado Darci de Matos (PSD). Além de ter disputado com Döhler o segundo turno em 2016, projetou-se na aprovação da previdência.
O deputado estadual Kennedy Nunes, também do PSD, está no páreo com determinação. Na região de Chapecó hoje, onde cumpre roteiro na campanha da violência contra a mulher, confirmou que está de malas prontas para se filiar ao Democratas. Tem o compromisso de liberação do presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, e do presidente estadual, Miltom Hobus. Com as duas cartas, a saída do PSD é pacífica.
– Meu propósito é ajudar a cidade, mudar a atual administração, um fracasso. Aceito até ser vice num candidato apoiado pela Acij.
Continua depois da publicidade
O importante é mudar a atual gestão – declarou no oeste. 2020 não terá as maiores lideranças: Luiz Henrique faleceu, Udo Döhler não disputará, Marco Tebaldi (MDB) e Carlito Mers (PT) estão fora. Tirando Kennedy e Darci, só virão novos nomes.
Fora OAB
Movimento de várias entidades da contra o atual presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz, multiplicou-se na Internet.
“A OAB entrou com mandado de segurança no STF para garantir o sigilo telefônico do criminoso Adélio Bispo e seus advogados; entrou com habeas corpus no STF contra a quebra sigilo telefônico da JBS; e exibiu que fossem aceito como prova o sigilo telefônico dos procuradores da Lava-Jato, obtido de forma ilícita.” É a Ordem a favor da impunidade e da roubalheira.
CURTAS
Marca
A Justiça Eleitoral atingiu a marca de 70% do eleitorado com identificação biométrica, o que equivale a 3.572.171 dos 5.088.830 eleitores do Estado. A meta até maio de 2020 é atingir 85% do eleitorado.
Continua depois da publicidade
Projeto
Projeto dos vereadores Jens Mantau e Sylvio Zimmermann, do PSDB, oficializa a língua alemã como patrimônio cultural imaterial de Blumenau.
Programa
O Programa de Monitoramento das Baleias-Francas registrou 15 baleias na costa sul de Santa Catarina.