O governador Eduardo Pinho Moreira está completando uma semana no cargo, com surpreendente demonstração de vitalidade política, energia administrativa e uma clara estratégia. Marca espaço, oxigena o PMDB muito mais pelos atos do que pelas nomeações politicas.

Continua depois da publicidade

É muito cedo para avaliações. Mas estes poucos dias revelam que Eduardo Moreira faz o que Raimundo Colombo deixou de fazer. E evita praticar atos duvidosos ou complexos que o antecessor praticava.

O comparativo entre as duas gestões mostra para a população, em apenas uma semana de trabalho, as distâncias que marcam os dois estilos, a começar pela comunicação. Na Segurança, Colombo nunca teve um homem forte para entrar no palco em combate frontal à criminalidade. O cenário era de uma estranha omissão, do governador aos secretários de Segurança Pública e de Justiça. Moreira assume as ações, seu secretário de Segurança fala abertamente e o comandante da Polícia Militar parte para o confronto com a bandidagem, coordenando pessoalmente as operações.

Os contrapontos ficam ainda mais notórios quando o governador aciona a metralhadora política contra o presidente do PSD, Gelson Merisio. Além de destituir seus afilhados, disparou contra ele em entrevista ao jornalista Nicola Martins, de Criciúma, acusando-o de ser “impulsivo, dominador e prepotente”, além de fazer insinuações. E decidiu revogar a nomeação do advogado Alex Santore ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, ato assinado em maio por Raimundo Colombo. Alex foi nomeado por forte empenho de Gelson Merisio e Antônio Gavazzoni.

O duelo está apenas começando. Os dois políticos prometem mais revelações. Novas emoções numa campanha que ainda nem começou.

Continua depois da publicidade

LHS: 78 anos

Se vivo fosse, o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) estaria completando hoje 78 anos. Político com maior número de mandatos populares da história de Santa Catarina, governou Joinville, onde recebeu consagradoras votações, decisivas em todas as disputas majoritárias. E sempre homenageou o povo de Joinville pelos votos e pelo carinho que recebeu ao longo da toda vida pública.

Perícia

O Instituto-geral de Perícia tem novo diretor. Assumirá o cargo no dia 26 de fevereiro, às 15h, o perito de carreira Giordani Eduardo Adriano. Atua há 20 anos naquele órgão. E já dirigiu a instituição, quando introduziu várias inovações, agilizando a concessão de documentos de identidade.

Saúde

O custo de manutenção da UPA do norte da Ilha está em mais de R$ 2,3 milhões. A UPA do sul custa outros R$ 2 milhões. A do Continente está pronta desde 2012, sem funcionar, porque não há verbas para manutenção. Estudos da prefeitura revelam que se forem entregues, por edital, a uma organização social da saúde dá para manter as três com metade dos recursos.

 

Leia todas as publicações de Moacir Pereira

Veja também:

“Merisio é impulsivo, dominador e prepotente”, diz governador Pinho Moreira

Merisio responde a Pinho Moreira: “SC não está interessada em picuinha pessoal”

PM: ações mais enérgicas