Eleito neste sábado (1º) pelo Diretório Regional com 39 votos a favor e 31 dados ao senador Dário Berger e um em branco, novo presidente da Executiva Estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner prometeu batalhar pela unidade do partido, de olho nas eleições municipais.

Continua depois da publicidade

No processo de apuração dos votos, Maldaner saiu na frente. Dário chegou a virar, mas foi derrotado na contagem final.

Os dois candidatos já agendaram uma reunião para terça-feira (4) em Brasília. Berger disse que a disputa foi leal e que estará colaborando com a nova direção partidária.

O novo presidente anunciou a disposição de refundar a Associação dos Prefeitos do MDB, que exerceu papel fundamental na história do partido em Santa Catarina.

A chapa única foi aprovada com os votos de 265 delegados entre 438 credenciados. Houve um voto nulo e dois delegados não referendaram a chapa única.

Continua depois da publicidade

Nota divulgada pela assessoria deu mais informações:

“Durante a votação aconteciam as manifestações de lideranças no lotado auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Os dois dias de intensas chuvas e a chapa única deram um clima mais ameno à convenção. O ex-governador Paulo Afonso empolgou com sua oratória e finalizou alertando para a 'enorme responsabilidade' do novo presidente. Outro ex-governador, Casildo Madaner, disse que o foco deve estar, a partir de agora, na convenção nacional programada para setembro, 'quando temos que expulsar os vendilhões do templo', pregando renovação no comando da sigla. Já Eduardo Moreira destacou a força da representação catarinense no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa, e o fato de Santa Catarina ter 10% dos prefeitos do partido no Brasil e 12% dos vereadores, tendo apenas três por cento do eleitorado nacional. O ex-deputado federal Mauro Mariani também fez manifestação agradecendo o apoio na eleição ao governo e no período em que dirigiu a executiva estadual. O senador Jorginho Mello (PL) prestigiou a convenção e agradeceu o apoio do MDB para sua eleição."