O Observatório Social de Chapecó lançará nesta segunda-feira, às 19h, no Oeste uma nova e inovadora ferramenta tecnológica para controle dos repasses feitos a ONGs, pessoas e instituições por todos os governos. Trata-se de uma plataforma unificada de consultas e cruzamento de informações, que atende pelo nome de Monit Social, ou Plataforma Beneficiários.
 

Continua depois da publicidade

É criada pelo empresário Heber Mantovani, formado em Ciências da Computação pela Unochapecó, e que trabalha há mais de 10 anos com informatização no serviço público.
 

A nova ferramenta simplifica o acesso às informações sobre saída de recursos dos caixas públicos, fiscalização sobre aplicação e, sobretudo, cruzamentos sobre repetições, inconsistências, incoerências e casos suspeitos dos benefícios concedidos.
 

Os primeiros levantamentos revelam que a corrupção nos repasses e concessão de benefícios (Bolsa-Família, seguro-desemprego, seguro-defeso, bolsa-aluguel, entre outros).
 

Todas as pesquisas e o novo sistema de informática foram custeados pelo Observatório Social de Chapecó.

Continua depois da publicidade

Rentabilidade

 

A Fundação Celos obteve em outubro uma rentabilidade de 3,18% no Plano Misto e de 2,01% no Plano Transitório dos empregados da Celesc. Segundo relato do presidente Ademir Zanella, na reunião do Conselho de Administração da Celesc, o acumulado do ano está em 9,08% e 8,83%, respectivamente, superando a meta atuarial. Isto representaria retorno superior a 165% do CDI.

Importações
 

Concluído o primeiro negócio com cervejarias da República Tcheca, resultado da missão da Fecomércio, liderada pelo presidente Bruno Breithaupt, em setembro. As famosas cervejarias Litovel e Paka Pramen fecharam a primeira importação com a Rede Premium de Supermercados de Santa Catarina. O cônsul Rafael Thales de Freitas está confirmando também a presença de empresários e autoridades tchecas em março, durante o Festival Internacional da Cerveja de Blumenau.