Proprietário de duas revendas de veículos e uma de motos na Grande Florianópolis, o empresário Wanderlei Berlanda vestiu o traje de Papai Noel para a festa dos colaboradores e clientes, com a distribuição de presentes e mensagens natalinas. Os funcionários também captaram brinquedos e entregaram Cestas de Natal às crianças o Lar Nossa Senhora do Carmo, de Capoeiras. Beneficiadas, ainda, as crianças internadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão, e os pais que acompanham os filhos internados no CEPON.

Continua depois da publicidade

SC na Europa

O médico catarinense Mauricio Fortuna vai assumir na próxima terça-feira, 1º de janeiro, a Chefia do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Regional de Mercy, em Metz, na França. Com família residente em Joinville, ele encontra-se atuando na Europa há 12 anos. Já trabalhou no Hospital Universitário de Estrasburgo, Hospital de Haguenau, ambos na França, mais Oberkirch, Kehl e Karlsruhe, na Alemanha. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Desgraça

Um Ministério da Saúde incompetente e uma Justiça insensível colocam em risco neste fim de ano a vida de mais de 500 pacientes com Hepatite C em Santa Catarina e mais de 15 mil em todo o Brasil.

Continua depois da publicidade

Os milhares de doentes dependem de dois medicamentos: o Declatasvir, licitado e comprado pelo Ministério; e o Sufobosvir, adquirido pelo governo, com distribuição planejada, mas bloqueado por liminar da Justiça Federal. Uma guerra de laboratórios estrangeiros que não estão nem aí para os sofridos pacientes brasileiros. Uma desgraça.

O recurso

A Secretaria da Saúde, que distribui os medicamentos do SUS, está há mais se seis meses apenas acompanhando o caso, sem solução. Questão tão delicada que envolve vidas humanas deveria contar com intervenção até do governador, em linha direta com o presidente da República há muito tempo. A suspensão da compra partiu do laboratório Gilead, dos Estados Unidos, valendo-se de argumentos pífios, acolhidos pela Justiça. Duas desgraças!

Novo recorde

A agricultura que salvou a economia brasileira durante o desastre econômico do governo Dilma e foi responsável pelos melhores números da economia catarinense volta a produzir uma grande notícia. Registrou no Estado recordes na exportação de soja, correspondendo a 12,6% do faturamento catarinense. 91,2% da produção está voltada para a exportação, com aumento este ano de 19% em relação ao ano passado, outro fato inédito. Principais mercados: China, Irã, Tailândia e Holanda.