O mundo cristão comemora nesta terça e quarta-feira (24 e 25), uma das principais datas do calendário oficial. Mas a data acaba envolvendo comunidades de outras religiões aqui em Santa Catarina, no resto do Brasil e em todo o mundo. A festa tem tanta abrangência que inclui até ateus e agnósticos.
Continua depois da publicidade
O Natal continua sendo um acontecimento mágico na vida de todos. É a festa das crianças, que vivem a expectativa do Papai Noel, dos presentes e vibram com o colorido das luzes e a decoração das casas, edifícios e dos espaços públicos das cidades.
A tradição de troca de presentes remonta ao século IV. Repetem o gesto dos três reis magos Baltazar, Gaspar e Belchior, que levaram ouro, incenso e mirra à manjedoura em Belém, localizada a 10 km de Jerusalém.
O ouro simbolizava as riquezas da realeza e a proteção de Deus; a mirra em óleo foi ofertada para fazer a limpeza do corpo de Jesus e protegê-lo de doenças; o incenso foi levado para dar proteção através da crença, da fé e da oração.
Natal é, sobretudo, festa da família, da fraternidade, da harmonia social e, especialmente, a celebração do perdão. O peru de natal tem origem nos Estados Unidos no século XVII. Os americanos incluem o peru na festa família no Dia de Ação de Graças, no final de novembro.
Continua depois da publicidade
O Brasil incorporou a celebração na véspera e no dia de Natal. Outra tradição que permanece nos dias atuais é a montagem de presépios natalinos, que reproduzem o nascimento de Cristo. O mais original continua sendo montado na Praça XV de Novembro.
Começou com o professor Franklin Cascaes e continuou com o artista Gelci Coelho, o Peninha. Ultimamente é obra do artista Jone Cesar de Araújo, com uso de produtos naturais existentes na Ilha de SC. Presépios foram montados também nas igrejas católicas, com destaque para a Catedral Metropolitana, com belas imagens e uma pequena roda d’agua.
A decoração das cidades tem este ano outra vez como mais bonita, colorida e iluminada a que foi montada na praça histórica de São José. Tem reunido milhares de pessoas, principalmente as crianças e suas famílias todas as noites neste mês de dezembro.