Não há período melhor no ano para se viver mais humano, fraterno, solidário e emocionante do que o Natal. Nos Estados Unidos e países europeus, as celebrações começam muito cedo, já nas primeiras semanas de novembro, com decorações, luzes coloridas, mensagens comerciais e as celebrações nas diferentes instituições religiosas.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, a chegada do Natal é anunciada pela natureza. Já em outubro, os sabiás se matam de tanto cantar, da madrugada ao anoitecer. Dizem os entendidos que canta ao lado do ninho para manter a fêmea chocando os ovos. Na sequência, chegam as cigarras de dia e cigarrões à noite, numa cantoria suave, única e encantadora.
Os que viveram na minha geração eram motivados pela chegada das festas natalinas com o belíssimo som da harpa paraguaia de Luis Bordón, tocada nas emissoras de radio e depois repetida nos comerciais. Os clássicos vinham dos Estados Unidos nas vozes inesquecíveis de Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin, Elvis Presley. Ou nos magníficos arranjos de Ray Conniff, Billy Vaughn e as mais famosas orquestras do século XX. Privilégio de seleções especiais só para quem tinha amigos nas gravadoras ou podia comprar os discos de vinil nas principais lojas. Hoje, graças ao digital, tudo isto e muito mais disponível no “spotify”.
Na coluna de Estela Benetti: Comércio amplia horário em cidades de SC para facilitar compras de Natal
Em 2018, o clima geral é muito mais festivo e mais participativo do que nos últimos anos. Famílias e amigos confraternizando nos bares e restaurantes, colegas de trabalho festando em dezembro, o comércio agitado nas vendas até com filas longas no centro da Capital. E o WhatsApp bomba com mensagens extraordinárias.
Leia também: Comunidades unidas no Natal
Natal que sinaliza para importantes mudanças. A autoestima dos brasileiros é outra. Há mais otimismo. E o ano que se aproxima tem horizontes mais promissores.
Continua depois da publicidade
Com esperanças renovadas, todos vivem o Natal na expectativa de que 2019 será muito melhor e que o Brasil encontrará seu destino.
Abraço de gratidão pelo prestígio da leitura.
Saúde, paz, felicidades. Feliz Natal a todos.