CORREÇÃO: Diferentemente do que informou este site das 21h56min de 09/03/2020 até as 08h15min de 11/03/2020, o navio que fará embarques em Itajaí na temporada 2020/2021 é o MSC Sinfonia, mesmo navio que está na cidade na temporada atual, 2019/2020. A novidade é que Itajaí será home port do MSC Sinfonia na próxima temporada. O navio navegará rumo à Argentina e ao Uruguai em cruzeiros de 7 noites com escalas em Montevidéu e Buenos Aires. O texto original foi atualizado.

Continua depois da publicidade

A temporada de cruzeiros marítimos de 2020/2021 terá uma inovação em Santa Catarina. O porto de Itajaí será "home port" do navio MSC Sinfonia.

Isto significa que, além de embarcar e desembarcar passageiros, a empresa passa a usar a cidade para todos os serviços do navio: troca de tripulação, abastecimento com água e combustível, embarque de bebidas e alimentos.

A importante notícia foi dada pelo Diretor Regional da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Geraldo Azevedo, durante a audiência pública na Assembleia Legislativa (Alesc).

Uma das maiores autoridades do estado nas questões portuárias, Azevedo deu outras boas informações sobre este segmento turístico em Santa Catarina. Uma delas, a MSC Cruzeiros, revelou dados positivos surpreendentes nas escalas no porto de Itajaí, com o navio MSC Sinfonia, que fez no fim de semana o encerramento da temporada. A segunda é a de que os passageiros deram nota muito positiva para a cidade e as operações ali realizadas.

Continua depois da publicidade

Essas também foram as avaliações da Diretora de Operações da MSC, Márcia Leite, ao destacar que as escalas em Itajaí foram positivas e a avaliação dos passageiros em relação a organização da operação de embarque e desembarque mostrou concretamente isso. A projeção era que a nota média das avaliações dos hóspedes fosse 6,5, mas essa nota chegou a 8,7.

A prefeitura de Itajaí, que deu todo apoio a esta inovação nos cruzeiros marítimos em Santa Catarina, divulgou nota com o seguinte teor:

"A operação de recepção dos turistas foi montada no Píer Turístico e no Centreventos Luiz Henrique da Silveira. A atracação do navio e embarque dos passageiros foram realizados no berço 4 do Porto Público. O sucesso dessa operação é resultado do esforço conjunto da Secretaria de Turismo, Superintendência do Porto de Itajaí, Operador Portuário SOIN, Codetran, Receita Federal, Polícia Federal, Nepom (Núcleo Especial de Polícia Marítima), Delegacia da Capitania dos Portos – Marinha Brasileira e Antaq. Para a temporada 2020/2021 a MSC Cruzeiros quer transformar Itajaí no 'Homeport do MSC Sinfonia', ou seja, o porto em que a embarcação está baseada. Com isso, todos os serviços de abastecimento de água e comida serão feitos em Itajaí. O número de embarques e desembarques e troca de tripulação também deve aumentar."