O falecimento do presidente do Diretório Estadual do PSDB, ex-deputado federal Marco Tebaldi, também ex-prefeito de Joinville, representa uma perda para os tucanos de Santa Catarina, que respeitam luto em todo o Estado a partir da noite deste domingo.

Continua depois da publicidade

Tebaldi faleceu aos 61 anos, vitima de câncer no pâncreas, doença que o atingiu há cerca de dois anos, obrigou-o a realizar uma cirurgia, depois tratamento. Recuperou parcialmente a saúde, retomou as atividades políticas e partidarias, no final do mandato de deputado federal.

Foi eleito para presidir o PSDB catarinense, com votação majoritária, por consenso das lideranças.

Com seu falecimento, assume interinamente a presidência do Diretório Regional a deputada federal Geovânia de Sá, da região de Criciúma, que tinha pretensões no inicio do ano de comandar o PSDB.

De acordo com o Estatuto, a parlamentar terá 90 dias para reunir o Diretório e eleger o novo presidente.

Continua depois da publicidade

Nos bastidores tucanos surgiram já várias leituras. A própria Geovânia tem interesse em se efetivar na presidência. Mas as bases do partido tem pressa, em face das eleições municipais de 2020. Estão já indicando preferências por dois históriocs: Dalirio Beber e Marcos Vieira, ambos com 30 anos de filiação e que já presidiram o Diretório Estadual.

Marco Tebaldi era engenheiro sanitarista. Fez uma composição politica com Luiz Henrique, depois de exercer secretaria na Prefeitura local, concorrendo a vice-prefeito em 2000. Isso, já numa perspectiva de renúncia de Luiz Henrique para concorrer ao governo em aliança do MDB com o PSDB.

Ao assumir a prefeitura em 2002, com a renúncia do titular, Tebaldi foi peça fundamental na coligação que parecia impossível com a liderança de Luiz Henrique, já que os tucanos integravam o governo de Esperidião Amin.

Sob a liderança de Dalirio Beber, Marcos Vieira e Jacó Anderle, foi montada a estratégia da aliança PMDB-PSDB, que conduziu Luiz Henrique ao governo, tendo Leonel Pavan como candidato a vice.

Continua depois da publicidade

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.